logo revista reação
Pesquisar

Morre Stephen Hawking: o mundo perde uma lenda !

Por: hallak

HOMENAGEM

Stephen Hawking derrubou teorias físicas e mudou a maneira como o mundo entende o universo. Seria um adolescente como outro qualquer, se não fosse apaixonado pela física, mas ele também gostava de esportes e de festas. A vida, no entanto, começou a mudar quando Hawking tinha 21 anos e foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que vai paralisando todo o corpo.

Às vésperas de se casar, a previsão era de que ele não sobreviveria mais de três anos. Mas essa foi só a primeira teoria que ele derrubou. O jovem teve 3 filhos. Depois, se separou e para casar com a sua enfermeira. Hawking também se destacava por conta de seu brilhantismo na comunicação, mas em 1985 perdeu a voz. Foi a vez de a ciência o ajudar: um sintetizador permitia que ele escolhesse o que dizer, usando só o movimento das bochechas. Em 1994, o professor sem voz superou outro improvável e cantou num disco do Pink Floyd.

Hawking testava os limites da ciência e do corpo e celebrou os 60 anos num balão. E apesar de todas as dificuldades, nunca deixou de trabalhar para ajudar a ciência a melhorar a vida das pessoas.

Stephen Hawking nasceu exatamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei e morreu pacificamente em casa, em 14 de março, no dia de nascimento de Albert Einstein. Será coincidência ? Ou mais uma vez aquele que nos ajudou a desvendar o universo não estaria deixando em seu nascimento e morte, um outro recado ? Seja como for, assim com Galilei e Einstein, Hawking foi e sempre será um grande homem para ser lembrado e admirado por toda a eternidade.

Pular para o conteúdo