MoveHero: game inspirado em Guitar Hero auxilia pacientes com paralisia cerebral

tela inicio game

Com o objetivo de auxiliar pacientes com paralisia cerebral e proporcionar uma rotina de exercícios às pessoas com deficiência física e cognitiva, um grupo de pesquisadores da área médica desenvolveu um game inspirado no clássico Guitar Hero. O jogo ganhou o nome de MoveHero e funciona como um potencializador na reabilitação motora dos pacientes.

No MoveHero, os jogadores devem capturar bolinhas coloridas que caem da tela no ritmo de uma música ao fundo, sendo possível aumentar ou diminuir a dificuldade da partida conforme o avanço das fases. O game pode ser acessado de forma gratuita pelo site – www.movehero.com.br, e quem desejar também pode contribuir com doações em dinheiro para ajudar a manter o acesso gratuito à plataforma.

A iniciativa faz parte do pós-doutorado da Drª. Talita Dias da Silva, fisioterapeuta que leciona no curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), e surgiu como uma opção para que os pacientes pudessem dar continuidade aos tratamentos durante a pandemia.

A evolução dos jogadores é calculada por meio de dados coletados na plataforma, que demonstram o desempenho motor dos participantes, às escalas de percepção, esforço, humor e satisfação com o jogo.

 

Para comprovar a eficácia, a plataforma foi testada por mais de três mil participantes, com diversas deficiências ou mesmo sem nenhuma deficiência. Os artigos científicos publicados recentemente avaliaram 44 participantes entre 11 e 28 anos, sendo metade deles com paralisia cerebral e metade sem. O estudo comprovou ser capaz de promover melhorias físicas e de esforço muscular nos jogadores.

Fonte: www.saopauloparacriancas.com.br