Netflix lança série catarinense em Libras

Foi lançada no primeiro final de semana de maio a série catarinense ‘’Crisálida’’ na plataforma de streaming Netflix. A série é dividida em quatro episódios e retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos. A produção é a primeira série de ficção em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e português realizada no Brasil.

O objetivo é evidenciar como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual.

A série foi criada em 2014 por Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A produção já foi vencedora do edital do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis.

Crisália já recebeu o prêmio Exibição do Festival Internacional de Cinema Infantil; Melhor Montagem na Mostra SESC de Cinema; e menção honrosa do Festival de Cinema Infantil.

O projeto foi contemplado em 2016 no Prêmio Catarinense de Cinema para a produção de quatro episódios de 30 minutos. A pré-estreia de ‘’Crisálida’’ foi em dezembro de 2018, na mostra Surdocine do 7º Festival Internacional Curta Brasília.