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No mês da Síndrome de Down, Serendipidade tem ações sobre inclusão

Por: a redação

Celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, criado em 2011 em referência aos três cromossomos no par 21, o que caracteriza a condição genética. A estimativa atual é de que haja 1 criança com Down a cada 700 nascimentos, totalizando 270 mil pessoas com a condição no Brasil.

Para reforçar a presença de pessoas com síndrome de Down na sociedade e destacar seu protagonismo, o Instituto Serendipidade, entidade sem fins lucrativos que gera impacto social através da inclusão como transformação com iniciativas de conscientização e acolhimento, através de ações com empresas, e diretamente para pessoas com deficiência e familiares através do esporte e envelhecimento saudável.

Uma delas é a collab social com a Life by Vivara, que desenvolveu uma coleção exclusiva, elaborada em um processo colaborativo com protagonismo de pessoas com deficiência, que apoiaram o projeto desde a confecção até a aprovação final.

A coleção traz 8 pingentes que representam grupos de deficiência específicos: Nanismo, Doenças Raras, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mobilidade Reduzida, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Paralisia Cerebral e Soft Skills, que simbolizam as redes de apoio. As joias incluem, além dos pingentes, uma argola de 8 gomos, representando cada grupo, e uma medalha com uma mão, simbolizando comunicação, individualidade, parceria e autonomia. A marca presenteou os representantes com os pingentes e agora, em março fará um recall da campanha, presenteando novos representantes com síndrome de Down, fortalecendo a representatividade e autonomia na campanha “Sua identidade é a maior joia”. Parte do valor arrecadado é revertido para as iniciativas do Instituto Serendipidade.

A Reserva Mini também conta com uma coleção de camisetas que foi elaborada com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos com síndrome de Down de diversos locais do Brasil, com o “Todo dia é dia de fazer a diferença”, “Lutamos pelo que a gente quer” e “Inclusão é oportunidade” estampam camisetas 100% algodão que estão à venda no site da ong. Todo o valor arrecadado com as peças é revertido para o Instituto.

Outra ação que une a inclusão à sustentabilidade é uma parceria com a Green Mining, startup que conta com um copo 100% sustentável, criado para reduzir o impacto ambiental de grandes eventos. O copo é feito de plástico de garrafas PET e pode ser personalizado por seus clientes. A cada copo comprado, será doado R$1 para o Instituto.

Mais um exemplo de ação onde todos ganham e são beneficiados pela inclusão, é o apoio que a Disney deu ao desenvolvimento de oficinas artísticas de Dança Contemporânea (presencial) e Danças Brasileiras, Teatro, Expressão Corporal e Música, Cinema Mudo/websérie (online), Diálogos Familiares com dinâmicas corporais, oferecidas.

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