Novas Diretrizes de Acessibilidade Digital

O Consórcio World Wide Web (W3C) atualizou as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web para dar mais autonomia e independência a pessoas com deficiência.

Atualmente, os índices de acessibilidade digital da internet brasileira são os piores da história.

O levantamento da TIC Web Acessibilidade / Ceweb.br mostra que somente 0,7% dos portais e páginas sob o domínio gov.br (federais, estaduais e municipais) são acessíveis.

Continua após o anúncio…



E a pesquisa BigDataCorp / Movimento Web Para Todos constatou que 0,46% dos 21 milhões de websites do País estão livres de barreiras para pessoas com deficiência.

Essas são as novidades :

– Autenticação Acessível (Nível A): Os sites devem oferecer alternativas de autenticação acessíveis, pensando principalmente nas pessoas com deficiências cognitivas.

– Arrastando (Nível AA): Interações que envolvem arrastar o ponteiro na tela devem ser substituídas por ações de toque único ou cliques sem arrastar. Exceção para quando o movimento de arrastar seja essencial.

– Ajuda Localizável (Nível A): Ajuda para a pessoa localizar informações ou executar tarefas no site, como mecanismos de contato automatizado, formas de entrar em contato com ajuda humana e opções de autoajuda.

– Pontos de Referência Fixos (Nível A): Encontrar referências de conteúdo dentro das páginas tem de ser uma tarefa fácil.

– Foco Visível Mínimo (Nível AA): Melhores especificações para a pessoa usar o modo de foco no site, com tamanho ideal para a área de foco, contraste entre o elemento que recebe o foco e o resto da página, cores e espessura da borda.

– Foco Visível Aprimorado (Nível AAA): Ativado quando os elementos recebem um foco maior.

– Controles Escondidos (Nível AA): Controles para a pessoa navegar totalmente visíveis.

– Espaçamento de Alvo do Ponteiro (Nível AA): Elementos como o ponteiro do mouse devem ter mínimo de 44 pixels de altura e largura.

– Entrada Redundante (Nível A): Preenchimento de formulários e inscrições mais fácil, reduzindo a solicitação de dados preenchidos. Exceção para questões de segurança.

Continua após o anúncio…



Todos os detalhes das novas diretrizes estão na página W3.ORG. Siga também @w3csp.

Matéria completa no linkedin do jornalista  Luiz Alexandre Souza Ventura – blog Vencer Limites 30/06/2022: https://www.linkedin.com/posts/vencerlimitesbr_diversidade-e-inclus%C3%A3o-on-instagram-o-cons%C3%B3rcio-activity-6948268698050654208-IZGP/?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web