O Brasil é para os fortes !

Não é fácil ser brasileiro, mas poderia ser pior, temos que admitir. Um País com tantas riquezas naturais e que tem um povo – em grande parte – tão sofrido… Onde foi que nós erramos ? Onde começou todo esse caminho desvirtuado ? Em que ponto do caminho pegamos a rota errada ? Ou será que já começou errado ? Juro que às vezes me pergunto essas coisas. Somos grandes, fortes, temos recursos, somos pacíficos… então porque não somos uma nação melhor ? Infelizmente, acho que a resposta está na “ganância do ser humano”. É verdade, pensem bem e recordem: o Brasil quando foi descoberto não foi colonizado, foi “explorado”. Retiravam daqui riquezas de forma desenfreada para satisfazer a “ganância” de Portugal. Depois, os colonizadores enviados para cá vieram com sede e “ganância” de riqueza, atrás de ouro e pedras preciosas, terras e muito mais. Essa “ganância” fez com que trouxessem os escravos para o trabalho pesado, matassem os índios, derrubassem florestas.

            Futuramente, conforme nossa sociedade foi se organizando – o Brasil ainda é um País muito jovem – esses mesmos que já dominavam com sua “ganância” praticamente todo nosso território foram politicamente se transformando nos comandantes da nossa nação: os coronéis passaram a ser os prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes. Os anos se passaram e as coisas não mudaram tanto assim não.

            Começamos 2019 com alguns exemplos muito tristes dessa “ganância” histórica dos que comandam o Brasil. O estouro da barragem de Brumadinho/MG e suas dezenas, centenas de mortos e desaparecidos debaixo dos rejeitos de minério mostram que quase nada mudou. O poder financeiro e a “ganância” de muitos, matam, arrasam com famílias, rios, matas, animais, destroem a natureza, as cidades, os sonhos, amores, vidas que se vão… a irresponsabilidade e a inconsequência são mais fortes que a razão quando a “ganância” vem primeiro. Quantas mortes e perdas ainda assistiremos calados e apáticos diante do poderio econômico em nome do poder e do dinheiro ? Isso tudo tem a ver com a política sim ! Engana-se quem acha que o culpado disso tudo é somente a Vale, por exemplo. A Vale não chegou a ser o que é sozinha e sem apoio político. Basta ver que somente 3,5 % do faturamento bruto da Vale é repassado para o Brasil, mas espere um pouco: tudo que a Vale explora com sua “ganância” é nosso. O solo e o subsolo, a terra e os minérios que nela existem já estavam lá, são do País e do seu povo, como pode somente 3,5 % disso ser repassado para o País que é o verdadeiro dono disso tudo e os outros 96,5 % ficarem com quem explora ? O dinheiro é da Vale e o risco é do povo ? Tá tudo errado meus amigos. E a culpa é nossa !

            Outra trajédia que assistimos e que assim como o que aconteceu em Brumadinho/MG também era praticamente anunciada e esperada, e que mais uma vez ocorreu por conta da “ganância” de alguns, foi o incêndio que matou 10 garotos no alojamento do CT do Flamengo – Ninho do Urubú – no Rio de Janeiro/RJ. É no mínimo contraditório dentro do futebol e de toda a sua riqueza, onde esbanja-se dinheiro e poder, deixar garotos alojados em containners, em condições de risco, sem o mínimo de segurança como foi feito. Deu no que deu… e vai dar no que vai dar ainda, infelizmente, outras vezes e em outras situações. Quanta coisa errada não existe por aí que não sabemos ?

            Espero sinceramente que esse novo governo pense e haja diferente daqueles que já estiveram à frente do nosso Brasil até aqui. O caminho será difícil, árduo, mas como costumo dizer, não podemos perder as esperanças e temos que ter paciência e perseverança. Tudo tem seu tempo. A perfeição nunca irá existir, erros serão cometidos, mas se existir honestidade e boa vontade de acertar e de corrigir o que foi feito de errado, quem sabe poderemos deixar um País melhor para nossos filhos e netos ?

            Sejamos pacientes, mas façamos a nossa parte também. Vamos acreditar no Brasil e dar um voto de confiança nessa nova safra de pessoas que assumiram a frente da nossa nação. Vamos sim sofrer nesse início, mas se a coisa for conduzida com a razão e um olhar sensato, dias melhores virão e não devem demorar.

Grande abraço a Todos e que esse seja um grande ano !

“Em ti confio, ó meu Deus… Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado;…  Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;”…

Salmo 25 – 2, 3 e 4