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O CARRO DO ANO 2017 PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA !!!

Por: hallak

A Revista Reação completou 20 anos em 2017 e desde então, já são 20 edições dessa tradicional eleição, onde através de pesquisa realizada com o voto direto dos leitores e assinantes, formadores de opinião e usuários de veículos – pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área – eles escolhem pelo nosso site ou no cupom Carta-Resposta encartado na própria revista:

“O Melhor Carro Para a Pessoa com Deficiência”

 

Como é sempre bom frisar, o resultado da Pesquisa não sofre nenhuma influência direta da revista. São os leitores e assinantes que elegem o “Carro do Ano para a Pessoa com Deficiência” através do seu voto. Essa não é uma pesquisa do carro ou modelo mais vendido, mas sim, do mais “queridos e desejados” pelas pessoas que expressam seu voto.

Pela seriedade com que é realizada pela Revista Reação e pela tradição dessas duas décadas, a Pesquisa do “Carro do Ano” se tornou uma referência para as montadoras de veículos em seus departamentos de Vendas Diretas ou Vendas Especiais e, também, principalmente, para o consumidor de automóveis 0Km com isenção de impostos na busca e na compra do seu veículo, sejam essas pessoas com deficiência ou seus familiares e as pessoas com mobilidade reduzida de forma geral, beneficiadas pela isenção.

A Pesquisa iniciou em outubro do ano passado com os Cupons Carta-Resposta encartados na edição que circulou logo após a Mobility & Show em São Paulo/SP e seguiu também pelo site da revista.  A Pesquisa só terminou no final de janeiro de 2018. Foram 3 meses de votação livre. Cada um vota quantas vezes quiser e em quantos modelos desejar. Todos os votos foram contabilizados.

Na hora do voto, a pessoa opta pelo modelo que achar ser o melhor para ela, o mais admirado, desejado, que atenda mais suas expectativas, e também, conta e muito nessa hora, o atendimento na rede de concessionários da marca. Essa é a forma mais clara de expressão do consumidor a respeito do seu desejo. Prova disso é a participação expressiva que temos dos leitores. Nessa edição da Pesquisa 2017, recebemos 1.926 votos, com quase 90 % deles chegando através do site da Revista Reação, incentivados pelos posts nas redes sociais da publicação, ou seja, pela Internet. Os outros 10 % restantes, ainda vieram através dos Correios, pelo formato de cupom de Carta-Resposta – com postagem gratuita. Como sempre, quem votou também concorreu a um lindo presente oferecido pela Revista Reação.

Os quesitos levados em consideração na hora do voto, para eleger os melhores modelos, além lógico, da relação custo x benefício que cada automóvel apresenta e também o atendimento da rede concessionária, são normalmente os seguintes:

 

– Beleza;

– Acessibilidade aos comandos de painel;

– Espaço interno e de porta-malas;

– Design e estilo;

– Acessibilidade e transferência;

– Funcionalidade e visibilidade;

– Tecnologia e acessórios;

– Motor e câmbio;

– Conforto, desempenho e dirigibilidade;

– Atendimento na rede;

– Preço, prazo de entrega e condições de compra. 

 

Pesquisa: um reflexo do setor !

 

Durante esses 20 anos, a Revista Reação realizou matérias especiais de test-drive com cerca de 80 modelos diferentes de automóveis, enviados sempre pelas próprias montadoras, para que nossa equipe exclusiva de especialistas em veículos adaptados, possam avaliar os modelos de acordo com o uso no dia a dia pelas próprias pessoas com deficiência e familiares, e publicar assim, o seu parecer sobre cada um. Essa parceria com as montadoras já dura 20 anos ! E é tão respeitada, que outros veículos de comunicação até “tentam” imitar o trabalho que realizamos há 20 anos, mas não conseguem… até pela falta de credibilidade junto às montadoras que não lhes concedem os veículos para esse trabalho, mas principalmente, pela falta de capacidade dos profissionais que testam os carros, que não são do ramo, obrigando-os a literalmente “copiarem” até alguns trechos inteiros às vezes, utilizados pela Revista Reação em suas matérias de test-drive. A Revista Reação aprendeu nesses 20 anos, junto com o mercado e com os próprios usuários, PcD e familiares, as suas necessidades em um carro. Nossos técnicos são “especialistas e exclusivos”. As adaptações feitas nos automóveis que as montadoras nos mandam, para a realização dos testes, também são feitas por empresas idôneas e parceiras da revista. Isso tudo embasa os leitores através das matérias, influenciando, às vezes, até mesmo na sua decisão de compra e na hora de votar na Pesquisa.

Certamente, os modelos testados pela Revista Reação durante o ano acabam sendo lembrados com mais facilidade pelo leitor na hora do voto, bem como, o trabalho de divulgação de cada montadora na própria revista através de propaganda dos carros durante o ano, faz certamente com que os modelos fiquem mais vivos na memória do votante. Porém, sem dúvida alguma, um dos pontos mais levados em consideração é certamente o atendimento na rede de concessionárias de cada marca. Isso conta demais !!!

Saber atender com informações corretas e respeito, vale mais do que qualquer coisa no ponto de vista dos consumidores de automóveis com isenção de impostos. Um bom atendimento é mais de 80 % da venda. Por isso, o investimento das montadoras na formação da sua rede, dos profissionais que atendem o público beneficiado pela isenção é primordial. Quem atende melhor acaba tendo mais votos, sempre !

Outro reflexo da pesquisa é a tendência de consumo. Basta verificar o crescimento dos SUVs nos últimos anos dessa pesquisa. Os SUVs conquistaram os consumidores brasileiros, tanto que para atingir e agradar todos os bolsos, as montadoras acabaram por lançar os chamados “mini SUVs”, uma forma de atingir uma faixa de consumidores que gostam dessa categoria, mas não tinham como comprar e agora podem. Enfim… a Pesquisa “O Carro do Ano para Pessoas com Deficiência” sempre é boa para balisar o mercado, as tendências e o trabalho realizado pelas montadoras no segmento, ajudando o consumidor na hora da compra e a montadora a encaminhar melhor os seus investimentos em marketing.

 

Mercado de automóveis com isenção de impostos continua crescendo !

 

Assim como já aconteceu em 2015 e 2016, em pleno auge da crise econômica e política brasileira, onde o mercado automobilístico foi um dos mais atingidos, também em 2017 as vendas de automóveis para pessoas com deficiência com isenção de impostos – as chamadas Vendas Especiais/Vendas Diretas – foram um dos sustentáculos para montadoras e concessionárias.

Em 2017 as vendas de varejo até deram uma ligeira melhorada, mas continuaram sendo as Vendas Diretas/Especiais que apresentaram maior crescimento mais uma vez e na contramão da crise.

Apesar do consumidor com deficiência e seus familiares continuarem comprando, o que se pode perceber é que o consumidor que tem o direito à isenção vem cada dia mais tomando conhecimento disso e buscando a rede de concessionárias. São várias patologias que deixam sequelas motoras, que acabam por dando aos consumidores esse direito perante a lei.

Os números comprovam esse crescimento nitidamente. Em 2015 as vendas com isenção de impostos subiram 26,5 % em relação a 2014. Em 2016, subiram mais 31,5 % em relação a 2015… e em 2017 houve um crescimento ainda maior, de 35 % sobre 2016 !

Só em 2017 foram vendidos mais de 187.500 carros 0KM com isenção de impostos no Brasil !

O volume de vendas de automóveis 0Km com isenção de impostos só não foi maior, primeiro pela burocracia na obtenção da documentação – caso que pelo visto vem sendo resolvido de dezembro de 2017 para cá com a implementação do sistema via internet de concessão de isenções em alguns estados – segundo pelo fato do valor teto – os famosos R$ 70 mil – não terem sofrido reajuste por parte do CONFAZ na isenção do ICMS, e por conta de que, mesmo algumas marcas dobrando seus números e outras crescendo mais de 400 % nas vendas para PcD de 2016 para 2017, outras por um motivo ou outro, caíram suas vendas em 2017.

De qualquer maneira, os números mostram um potencial incrível nessa fatia de mercado, atraindo cada vez mais montadoras para atuar nesse nicho. As as chamadas marcas Premium, por exemplo, estão ganhando terreno ano a ano no segmento e cada vez entrando com mais força, sem falar em outras marcas populares que vem chegando com fábricas no Brasil e preços competitivos e modelos bastante interessantes abaixo dos R$ 70 mil, que certamente em 2018 darão trabalho para quem já está atuando nesse segmento.

 

Uma análise da Pesquisa 2017: quem é visto é lembrado !

 

Os resultados de 2017 foram bem parecidos com os de 2016, com pequenas, porém significativas mudanças em algumas colocações. Modelos de algumas montadoras que investiram mais nos últimos tempos vem subindo de posição na pesquisa, outros onde suas marcas acabaram titubiando um pouco, principalmente na questão dos seus modelos terem subido de preço e fugido do teto de R$ 70 mil para isenção do ICMS também caíram um pouco, mas de 2016 para 2017 as coisas não mudaram tanto entre os citados na Pesquisa.

O Novo Corolla foi eleito pela quarta vez consecutiva como o “Melhor Carro para a Pessoa com Deficiência”, mostrando que, apesar dos SUVs virem crescendo, os sedans ainda estão na preferência da maioria das pessoas que compram carros 0KM com isenção de impostos, afinal, em 20 anos de Pesquisa, somente em 2005 um modelo “não sedan” levou o primeiro lugar (Honda Fit).

Do segundo ao quarto lugares, 8 modelos de SUVs figuram na preferência do consumidor com empate técnico na Pesquisa, tendo no meio deles, o FIT da Honda, que apesar de não ser considerado um SUV, carrega algumas características desse tipo de modelo. Outro fator interessante é que dentre os 13 modelos citados do primeiro ao quinto lugar, apenas dois deles, a HRV e o New Civic – os dois da Honda – não possuíam, em 2017, modelos abaixo de R$ 70 mil.

O Renegade da Jeep se manteve na segunda colocação, agora dividindo o posto com a Ecosport (Ford) que subiu um posto em relação à pesquisa de 2016 e o Creta (Hyundai), um dos mais vendidos no ano passado, que apareceu pela primeira vez citado nas pesquisas e já na segunda posição. Seguindo a tendência, o Kicks (Nissan) também surge pela primeira vez e já na terceira colocação ao lado de dois velhos conhecidos: Fit (Honda) que se manteve em 3º e a Spin (GM), que subiu uma posição em relação à pesquisa passada. Uma novidade bem bacana foi a aparição da Volvo XC 60 na sexta colocação, mostrando que o empenho e o trabalho realizado com pioneirismo pela montadora sueca nesse segmento, vendendo carros importados bem acima de R$ 70 mil e com isenção apenas de IPI nos últimos dois anos, estão valendo a pena e dando resultado !

Vamos conhecer os citados na Pesquisa “O Carro do Ano para PcD 2017”.

 

É Tetra !!! Corolla 4 anos na frente…

Ainda segurando o modelo abaixo dos R$ 70 mil com uma opção mais básica, a Toyota vem fazendo um trabalho admirável de vendas e marketing junto ao público com deficiência. Sem falar é claro, no atendimento primoroso da rede. A marca está sempre presente na mídia dirigida do setor, investindo forte em comunicação direta ao público com deficiência, e sempre participando dos principais eventos dirigidos ao público que compra carros com isenção de impostos pelo Brasil, como por exemplo, a Mobility & Show, que em 2017 teve edições em SP, RJ e Recife/PE. E a Toyota estava em todas elas presente e com destaque. Uma equipe sempre bem treinada no ponto de venda também ajuda muito. Essa foi a 7ª vitória do Corolla em 20 anos de Pesquisa e a 4ª consecutiva.

 

Jeep, Ford e Hyundai dividem a segunda posição !

 

 

 

 

 

 

 

Um empate técnico traz as três marcas na segunda colocação. O Ecosport (Ford) pulou de terceiro para a segunda posição, junto com o Creta (Hyundai), uma novidade entre os citados na pela primeira vez na Pesquisa, refletindo o bom desempenho que teve nas vendas em 2017. E o “queridinho” Renegade (Jeep) se manteve na segunda colocação, firme e forte.

 

 

Em terceiro, mais SUVs e o Fit outra vez !

Mais um empate técnico. Tivemos muitos nessa edição da Pesquisa, talvez até pela grande variedade de modelos disponíveis no mercado sendo trabalhados para o público com isenção de impostos. Aqui na terceira colocação, mais uma vez a predominância das SUVs:

o Kicks (Nissan) também já chegou chegando, logo de cara na terceira posição. Junto com ele, a boa e velha Spin (GM), sempre marcando presença entre os preferidos desde que foi lançada.

 

E o estranho no ninho entre os SUVs, aparece um dos mais vendidos e preferidos entre as PcD desde sempre: o FIT (Honda), que foi o terceiro colocado em 2016 e agora, em 2017, manteve a posição.

 

 

 

 

 

 

De novo SUVs: agora na quarta posição !

 

 

 

 

 

Brasileiro adora SUV. Isso é inegável. Depois do americano, o mercado brasileiro é o que mais abraçou esse tipo de modelo mais família. Para a pessoa com deficiência é perfeito: alto, porta-malas maior, espaço interno, enfim… um sonho de consumo. E no 4º lugar da pesquisa desta vez foi bem nítida essa preferência. Empatados ficaram o HRV (Honda), que caiu da segunda posição em 2016 para a quarta em 2017, o 2008 (Peugeot), que saiu da décima posição em 2016 para a quarta agora, numa arrancada sensacional… e a Captur (Renalt), que já aparece entre os primeiros colocados e surgindo pela primeira vez nessa Pesquisa.

 

 

Sedans dividem o 5º lugar !

   

 

 

 

 

Três sedans dividem a quinta colocação: o velho conhecido New Civic (Honda), o maior campeão de todos os tempos dessa Pesquisa, com maior número de vitórias, mas que em 2016 amargou a 9ª colocação, agora ressurge entre os que ocupam a 5ª posição, subindo de posto. Com ele, o Prisma (GM), que depois que mudou de cara agradou muito os consumidores por tudo que oferece e o ótimo porta-malas, assim como o Versa (Nissan). E os dois subiram de posição também em relação à Pesquisa passada.

 

 

Novidade na 6ª colocação que se mostra bem eclética !

 

 

 

 

 

Empataram tecnicamente no 6º lugar, 3 modelos de categorias bem diferentes. A novidade maior aqui foi sem dúvida, o XC 60 (Volvo), um Premium de valor bastante expressivo, importado da Suécia, que iniciou os trabalhos nesse segmento PcD no final de 2016 com pioneirismo, vendendo com isenção de IPI e que já aparece pelo primeiro ano nessa Pesquisa em sexto lugar. Fruto do trabalho bem feito pela montadora… O Etios (Toyota) foi ganhou cara nova mas continuou na sexta colocação que já vinha desde 2015. Quem subiu foi a Duster (Renault), que apesar de SUV, ficou um pouco longe das outras colegas de categoria.

 

Em 7ª lugar: dois sedans e um compacto !

O UP! (Volkswagem) aparece como uma ótima opção para quem precisa e pode ter um carro compacto com isenção de impostos. Ele que foi quinto colocado em 2015, nem sequer havia sido citado em 2016, agora retorna na sétima colocação. Ao lado dele estão o City (Honda) que foi 4º colocado na pesquisa anterior, e também o C4 Lounge (Citröen), que subiu uma posição em relação à 2016.

 

Dois grandes e um sedan na 8ª posição !

Cada dia mais os veículos de alto valor ganham espaço entre os mais desejados pelas PcD. Mas dois deles tem já o seu espaço garantido na preferência do público que compra com isenção de impostos. E eles estão aqui: a SW4 (Toyota), que saiu da quinta colocação em 2016 e veio para a oitava, e a Trailblazer (GM) que subiu uma posição em relação à pesquisa anterior. Mas dentre esses gigantes está um sedan, o HB20 (Hyundai), um grande campeão de vendas nos últimos anos, que veio da sexta posição em 2016 para a oitava agora na Pesquisa 2017.

 

GM, Renault e um Mercedes-Benz na 9ª colocação !

 

 

 

 

No ano de 2016, a C 200 (Mercedes-Benz) surgiu como uma novidade entre os votados e nessa mesma nona colocação. O modelo da montadora alemã fabricado no Brasil se manteve na mesma posição. Já o Sandero (Renault), apesar de estar no mercado há muito tempo, jamais havia sido alcançado número de votos suficientes para figurar entre as dez primeiras colocações e agora aparece na Pesquisa. O mesmo aconteceu com o Onix (GM), que no varejo comum é um dos mais vendidos. Os 3 modelos empataram tecnicamente na nona posição.

 

 

Audi e BMW outra vez na 10ª colocação, agora ao lado da Mitsubishi !

 

 

 

 

 

 

 

As Audi e BMW em 2016 ficaram na décima colocação. O A3 (Audi)  repetiu o feito, porém, o curioso fica por conta da BMW. Em 2015 o modelo 320i (BMW) ocupou essa mesma décima posição. Já em 2016 ele não teve número de votos suficientes para ser citado entre os mais votados e quem figurou na décima colocação foi a X1 (BMW), um dos modelos SUV da marca, que na Pesquisa 2017 não conquistou votos suficientes, dando lugar novamente ao modelo 320i, que volta na décima colocação outra vez. A marca figura na mesma posição nos últimos três anos de pesquisa, mas com dois modelos diferentes. Com eles, vem a Pajero (Mitsubishi), que em 2016 aparecia em 5º lugar.

 

Com 2 % dos votos, ficaram os outros modelos que não alcançaram tecnicamente número suficiente para figurar entre a primeira e a décima colocação. Este ano de 2018 a pesquisa completará a sua maioridade: 21 anos ! Contamos com o seu voto e a sua participação. Aguarde !

 

 

RESULTADO – PESQUISA 2017

O CARRO DO ANO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

 

 

 

E o vencedor é… visitante da Mobility & Show !

Como em todos os anos, nesses 20 anos de Pesquisa para saber qual “O Melhor Carro para as Pessoas com Deficiência”, a Revista Reação sorteia um presente entre aqueles que expressam sua opinião através do seu voto, seja pelo site e redes sociais, ou pelo Cupom Carta-Resposta, encartados nas edições da revista.

O grande sortudo desse ano foi Marcelo Lopes Exposto, morador da cidade de Caieiras/SP, que foi o sorteado entre os quase dois mil votantes que participaram da Pesquisa em 2017.

O prêmio que Marcelo levou para casa foi um SmartWatch. Ele foi até a sede da Revista Reação na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, buscar o seu prêmio. Marcelo, que possui a síndrome de Charcot-Marie-Tooth, votou no modelo Renegade, da Jeep, que alcançou o segundo lugar na pesquisa. Ele é frequentador da Mobility & Show em São Paulo/SP, no Campo de Marte, e este ano pretende ir à feira novamente para trocar de carro. Marcelo é dono de um estacionamento no centro de Caieiras/SP. Hoje, ele possui um modelo da mesma marca que escolheu na pesquisa. Parabéns, Marcelo !

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