O maior desafio da nossa geração

* Por Mizael Conrado

 

Já é fato consumado que a pandemia da Covid-19 representa a maior crise da nossa geração. Um momento difícil para todos nós, membros do Movimento Paralímpico e da sociedade como um todo. Por isso, é sem sombras de dúvidas, o maior desafio das pessoas desta nossa época.  

Lembro-me muito bem que, quando tomamos a decisão de cancelar precocemente as competições ainda em meados de fevereiro de 2020 e, posteriormente, fechar o Centro de Treinamento Paralímpico, ação que evitou graves consequências para a comunidade paralímpica, recebemos muitas críticas naquele momento, por estarmos ‘matando’ o sonho dos atletas. Porém, infelizmente, o tempo mostrou que estávamos certos.   

Teremos em agosto de 2021, enfim, os tão aguardados Jogos Paralímpicos de Tóquio. Esperamos, acreditamos e torcemos para que até lá uma vacina já tenha sido ofertada para todos. Mas, até lá, o desafio continua.   

O fato de não termos a noção exata do horizonte, precisar viver um dia por vez, sermos surpreendidos a cada dia com as notícias dos jornais, ainda coloca muitas incertezas à nossa frente. O que está em jogo vai muito além do que um título ou uma medalha. São vidas de pessoas. E somente a vacina é que vai garantir a disputa. 

Até este momento, o Brasil possui vaga garantida em 14 modalidades, totalizando 116 vagas. São elas: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, hipismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, remo, parataekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa e vôlei sentado (feminino e masculino). Muitas dessas vagas são para o país e não nominais. 

Com tudo isso envolvido, o esporte mostra que tem a capacidade de estimular sentimentos como a solidariedade, motivação, inspiração, resiliência, e senso de coletividade. Por isso, se os Jogos Paralímpicos de Tóquio acontecerem, teremos ao menos uma única certeza: que estaremos em uma sociedade com mais esperança para enfrentar os novos desafios. 

 

* Mizael Conrado é Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro  

 

Font Resize