O QUE DIZEM AS AUTORIDADES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA O COVID 19 PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ampolas de vacina
Foto: Agência Brasil

As diferentes diretorias técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram pela aprovação das vacinas de Oxford e também da Coronavac no Brasil, ambas usadas para o combate à Covid-19.

A aprovação, que é realizada em caráter emergencial, decorreu ao longo da tarde deste domingo, 17. Os diretores realizaram longos discursos para justificarem seus votos favoráveis, levando em consideração os resultados técnicos das pesquisas realizadas com ambos os medicamentos.

Com isto, o Ministério da Saúde está autorizado a adquirir e passar a aplicar as vacinas na população brasileiro. De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, o Brasil começará a vacinar no dia 20 de janeiro, ou seja, na próxima quarta-feira.

A Revista Reação obteve informações oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria paulista dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre a vacinação para as pessoas com deficiência.

A Assessoria de Imprensa do Ministério de Saúde, em NOTA OFICIAL, informa que “o PNI está organizando como será a distribuição, de acordo com os grupos prioritários contemplados no *Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A população estimada para vacinação nas primeiras fases encontra-se na página 22 e 40 do Plano, mas segue também descrita abaixo:

 – Forças de Segurança e Salvamento – 813 mil

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS PERMANENTE SEVERA – 7,7 MILHÕES

– Transportadores Rodoviários de Cargas – 1,9 milhão

– Trabalhadores Transporte Coletivo – 678 mil

– Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade – 18 mil

– População privada de liberdade – 753 mil

– Quilombolas – 1.133.106 milhões

– Trabalhadores da educação – O subgrupo de Ensino Básico consta com o quantitativo de 2.707.200 milhões de pessoas e a educação superior com 399.428 mil

O plano de comunicação da campanha, com as estratégias estabelecidas, está em fase de finalização e será lançado em breve”.

 

O Ministério da Saúde não esclareceu a informação que consta no Plano Nacional: “pessoas com deficiência permanente severa de 18 a 59 anos, dados do Censo do IBGE, de 2010”. O Departamento de Jornalismo aguarda maiores informações sobre esses dados e se realmente só essa faixa etária será vacinada nos grupos prioritários. 

 

VACINAÇÃO EM SÃO PAULO

De acordo com a Comunicação Institucional da Secretaria paulista dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “o Estado de São Paulo, com apoio do Instituto Butantan, tem trabalhado incansavelmente há meses visando à disponibilização de vacinas contra COVID-19 na rede pública de saúde. A vacina do Butantan é segura, eficaz, e o início da vacinação em SP está previsto para o dia 25 de janeiro. Por questões de risco de letalidade e vulnerabilidade à COVID-19, serão vacinados, no primeiro momento, todos os profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e os idosos, que correspondem a 77% das vítimas fatais da doença”

Já conforme a Nota Oficial, “as pessoas com deficiência no Estado de São Paulo serão imunizadas conforme o protocolo e atualmente, inclusive, 42% delas têm 60 anos ou mais, e, portanto, já estão contempladas na primeira fase da campanha. É compromisso do Governo de SP o planejamento da imunização, com definição de cronogramas e população-alvo, baseado em protocolos técnicas e normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias”.

Procurada desde 13/janeiro, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo não respondeu aos questionamentos feitos pelo Departamento de Jornalismo da Revista Reação em relação a vacinação destinada às pessoas com deficiência.

Neste sábado, foi divulgada uma **Carta Aberta, com a assinatura de diversas instituições e grupos que solicita a priorização das pessoas com deficiência nos planos de vacinação. O documento é encaminhado aos gestores de Saúde dos governos federal, estadual e municipal. 

 

  • Link para acesso do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação

Contra a Covid-19: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica.pdf

** https://drive.google.com/file/d/1MW8-Bd_YoZAhCsKMGaNHXcJQhkA6wELF/view

Font Resize