“Oásis”: Leiria – Portugal

Olá queridos leitores ! Conheci a senhora Maria Cecília Alves Timóteo Neves, da cidade de Leiria, em Portugal. Ela é presidente da direção da OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social.

A Oasis foi criada na sequência do desenvolvimento de cursos de formação profissional para pessoas com deficiência, promovidos pelo Centro Regional da Segurança Social, co-financiados pelo Fundo Social Europeu e adquiriu personalidade jurídica em 1990. A Instituição destina-se a apoiar cidadãos de ambos os sexos, que sofram de deficiências motora, intelectual, sensorial e doença mental, cuja faixa etária inicia aos 16 anos, sem limite máximo de idade. Tem como visão constituir-se como uma instituição de referência na área de reabilitação, inclusão social e do exercício da cidadania plena da pessoa com deficiência.

Os fundadores foram: Dra. Clementina Fernandes, Dr. Marques da Costa, Dr. Rui Gomes, Sr. Américo Oliveira e Sr. João Guerreiro. A Sra. Maria Cecilia pertence aos Órgãos Sociais desde a sua fundação, trabalhou primeiro como Tesoureira e atualmente é Presidente.

Os projetos especiais desenvolvidos são o grupo de teatro e o grupo de música com os utentes.

As terapias aplicadas são: natação adaptada, equitação terapêutica, bocha, atividade física adaptada, reabilitação funcional, psicomotricidade, inclusão digital, apoio psicológico individual, terapia pelo grupo, apoio social, expressão musical, expressão plástica, expressão corporal e dramática, treino de competências sociais, entre outras. São realizados trabalhos como: esmirna, arraiolos, ponto cruz, encadernação, cerâmica, massoterapia e trabalho ocupacional. As famílias participam das festas assistindo às pequenas atuações dos atendidos. O site é oasisleiria.org

Apresentei-me recentemente na Europa e em Portugal tive o prazer de conhecer a Oasis e de fazer um show na instituição. Fiquei feliz com a alegria e participação de todos.

Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ótima recepção dos portugueses !