ONU celebra Dia Internacional da Linguagem de Sinais

Intérprete de linguagem de sinais durante evento das Nações Unidas
Manuel Elias

O mundo marca  23 de setembro o Dia Internacional da Linguagem de Sinais. De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez, e mais de 80% delas estão em países em desenvolvimento.

A resolução da Assembleia Geral que proclama a data pretende destacar a importância da linguagem de sinais na garantia dos direitos humanos de pessoas com limitações auditivas.

Variações

Segundo a ONU, existem mais de 300 variantes usadas em interpretações com sinais no mundo.

A linguagem possui estruturas distintas das línguas faladas. Existe uma forma internacional que é usada por pessoas com deficiência auditiva em reuniões internacionais e em encontros informais.

Celebração

Para a celebração, o Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, está organizando com a Federação Mundial de Surdos um webinar sobre o tema

O Dia Internacional das Línguas de Sinais foi comemorado pela primeira vez em 2018, como parte da Semana Internacional dos Surdos.

A Semana Internacional dos Surdos foi criada em setembro de 1958 e, desde então, evoluiu para um movimento global e de defesa para conscientizar as questões enfrentadas por eles.