Paralimpíadas consagram resultados de iniciativas inclusivas e reforçam a necessidade de apoio

Paralimpíadas são um momento de destaque
As Paralimpíadas são um momento de destaque para o paradesporto mundial e uma oportunidade de dar visibilidade às diversas ações e projetos de inclusão através do esporte. É o caso do Instituto Athlon, organização não governamental do interior paulista que teve oito atletas competindo entre os grandes nomes mundiais em Tóquio. Projetos como esse, contam com o apoio relevante de diversas empresas, inclusive por meio de leis de incentivo ao esporte.

O Instituto Athlon conta com mais de 100 paratletas, entre eles, campeões mundiais, paralímpicos, parapanamericanos e equipes com resultados expressivos e de destaque nacional. No âmbito comunitário, o instituto desenvolve ainda palestras motivacionais, palestras de segurança no trabalho, vivências paradesportivas e realização de eventos. Todo o trabalho desenvolvido é sustentado por 4 pilares: Iniciação, Treinamento, Alto Rendimento e Qualidade de Vida.

Entre os atletas de alto rendimento, a instituição foi representada em Tóquio por oito participantes nas modalidades do Atletismo Paralímpico e Goalball, além do Fundador e Diretor do Instituto, Kelvin Gyulo, dirigente da equipe paralímpica de Goalball. Os atletas competiram na expectativa de ajudar a manter o Brasil entre as grandes potências Paralímpicas, lembrando que o país alcançou a 8ª posição no quadro de medalhas na Rio 2016, com 14 medalhas de ouro.

E, para que seja possível a continuidade dessas atividades, a captação de recursos é vital. Nesse contexto, a State Grid Brazil Holding, empresa que opera linhas de transmissão de energia em todo o Brasil, torna-se a mais nova apoiadora das modalidades de Atletismo Paralímpico, Goalball e Vôlei Sentado. A State Grid vai apoiar a instituição na manutenção das atividades, que permitem não apenas encontrar novos talentos, mas promover a inclusão e o bem-estar dos seus alunos e familiares.

O apoio ao paradesporto é mais um passo da State Grid Brazil Holding em linha às iniciativas de promoção da diversidade, da inclusão e do apoio ao esporte e à cultura. “Somos uma empresa que leva energia à população e esperamos, com essa parceria, levar ainda mais energia aos paratletas em Tóquio e a todos os praticantes de paradesporto. E, quem sabe ainda, incentivar outras empresas a seguir o mesmo caminho”, destaca Anselmo Leal, Vice-Presidente da companhia.

Sobre o Instituto Athlon

O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, fundado em 05 de junho de 2011, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, conquistou em nove anos de atividades mais de 2.100 medalhas tornando-se referência na gestão e no desenvolvimento de nove modalidades paradesportivas em São José dos Campos para pessoas com deficiências física, intelectual e visual. Sua atuação tem sempre em vista a inclusão da pessoa com deficiência e o treinamento adequado e adaptado na busca de resultados de alto rendimento. Atualmente são desenvolvidas pelo Instituto nove modalidades paralímpicas: Atletismo paralímpico, Natação paralímpica, Goalball, Vôlei sentado, ParaBadminton, Karatê, Xadrez, Judô e ParaCiclismo, que possibilitam a participação de pessoas com deficiência a partir dos 11 anos de idade.