“Parlante Nuevo Ser” !

Hey colegas, chegando para mais uma coluna “Espaço Aberto” aqui na Revista Reação. O ano passou voando (parece que tudo está passando tão rápido) e eu, com as graças de Deus sigo firme, espero que o mesmo possa estar acontecendo com vocês.

Nesta edição vou destacar mais uma de minhas atividades em Buenos Aires, Argentina. Novamente a atividade foi brilhantemente registrada por Laura Trejolin, minha amiga argentina, pessoa surdocega e com multideficiência. Espero que gostem:

Conversa de Alex Garcia na Biblioteca “Parlante Nuevo Ser”!

Por: Laura Trejolin

 

Foi um dia delicioso. Nada estava faltando. A maioria de nós éramos pessoas com deficiência visual, surdocegas, intérpretes e algum outro voluntário. A conversa focou vários pontos: as pontes que precisamos a invisibilidade, experiências cotidianas, compensação na cegueira, na surdez e na surdocegueira.

A importância de conhecermos a nós mesmos para então sabermos o que realmente precisamos e qual ajuda, efetiva, que necessitamos.

Algumas pessoas podem ver sinais, outras podem usar alguma tecnologia para escutar melhor, no meu caso, Laura, uma pessoa deve repetir as falas no meu ouvido esquerdo, e por este meio, a pessoa vai passar para mim o mundo que me cerca.

Neste ponto é importante a pessoa compreender que ela deve me ajudar e, não, viver por mim.

Alex foi genial ao abordar este tema: ajuda, apoio, mediação. Todos nós estávamos “sedentos” para debater sobre isso.

Algumas pessoas são mais visíveis que outras. É muito frequente, a pessoa mais visível “atropela e apaga” a menos visível, ela não pensa que também – os menos visíveis – precisam de ajuda.

Alex abordou estes temas de maneira prática, isso foi um fenômeno. Aqui na Argentina não se entende este tema de ser Surdocego.  Todos estão à margem.

Para nos ajudar, aqui esteve “Alex Quixote” que não luta com moinhos de vento, mas contra verdades gigantes. Foi uma das conversas mais nutritivas de nossas vidas. Ninguém ficou de fora.

Nós estávamos todos incluídos. Simplesmente: ótimo !

No site a seguir você pode conferir as fotos de Alex Garcia em Buenos Aires: www.agapasm.com.br/fotos62.asp