Passe Livre: mais de 1 milhão de credenciais emitidas !

O Passe Livre é um benefício federal que garante a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem para pessoas carentes e com deficiência.

Ao longo dos 20 anos do benefício, foram emitidas mais de 1 milhão de credenciais do Passe Livre em todo o Brasil.

Há um ano, um ponto de atendimento foi inaugurado na capital federal. O serviço funciona de forma online, sendo ele o único ponto físico do Passe Livre em todo o país. A implantação do espaço teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao público-alvo. Desde sua inauguração, foram realizados quase 20 mil atendimentos.

Esse benefício é essencial no orçamento das famílias e na autonomia de pessoas com deficiência.

Os colaboradores do posto atuam para analisar processos encaminhados por requerentes de todas as unidades da Federação. No passado, foram analisados mais de 114 mil processos. Só em 2021, mais de 70 mil credenciais foram concedidas.  Todos os colaboradores são capacitados e conseguem estabelecer diferentes orientações para os diferentes tipos de deficiência, possuindo atendimento também em Libras.

Todas as pessoas carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício. Para saber como pedir o Passe Livre e os documentos necessários, acesse:

https://portal.antt.gov.br/passe-livre

 

Ou ligue para a Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166.

Assista também ao vídeo para saber mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=0nAs6oMub_4&t=3s