Patinador cego faz performance no gelo – Fake News !

A patinação artística no gelo é um dos esportes mais assistidos e aguardados em competições de inverno, como os Jogos Olímpicos de Inverno. A dificuldade dos saltos e a graciosidade dos patinadores levam muitos torcedores ao êxtase.

E de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, um patinador artístico cego teria brilhado ao fazer uma performance ao som da música argentina – tango – La Cumparsita. Segundo o vídeo, o patinador teria feito sua apresentação ao lado de outra patinadora, em uma competição de pares.

Só que, segundo o site “O Boato”, eles procuraram pelo nome do patinador Ivan Bukin e descobriram rapidamente, que ele não é cego.

O patinador, que é russo, compete ao lado de sua parceira Alexandra Stepanova, que também aparece nas imagens. Os dois foram quatro vezes medalhistas em campeonatos europeus de patinação artística no gelo. No Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2021, a dupla terminou em 5º lugar na categoria dança no gelo (onde não são permitidos saltos e nem arremessos).

O vídeo que circula nos últimos dias nas redes sociais e whatsapp por todo país, também mostra o nome da cidade de Helsinque, capital da Finlândia. Com todos os dados em mãos, foi descoberto que o vídeo foi registrado no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2017. Na época, a dupla terminou em 9º e 10º lugar nas categorias onde competiram.

Se isso não bastasse, a música apresentada não é apenas o tango La Cumparsita, mas sim uma seleção de músicas de tango do compositor argentino Astor Piazolla (assim como mostra o vídeo). É possível ver que a música que toca no vídeo foi sopbreposta à canção original.

Em resumo: a história que diz que um patinador cego teria se apresentado ao som do tango La Cumparsita é falsa !

Mas existem sim alguns exemplos reais de patinadores com deficiência visual, como a patinadora artística Lisa Ferris, dos Estados Unidos. Também a patinadora argentina Marianela Fernández, que compete profissionalmente na patinação artística sobre rodas. Ambas as patinadores conseguem realizar diversos movimentos, como espirais e poses, entretanto não conseguem executar saltos.