Pedidos de isenção de IPVA em São Paulo: mais de 8.500 requerimentos aguardam resposta

bundles bales of paper documents. stacks packs pile on the desk in the office

A Revista Reação obteve números oficiais em relação aos pedidos de isenção de IPVA encaminhados pelas pessoas com deficiência do estado de São Paulo para a Secretaria de Estado da Fazenda – desde o dia 10 de dezembro de 2020, quando passou a valer novas regras para a concessão do imposto.

De acordo com os levantamentos, até o dia 14 de janeiro de 2021 foram encaminhados 12.248 requerimentos do tipo ‘Concessão de Isenção do IPVA para pessoa com deficiência física, visual ou mental ou autista’.

Foram deferidos 2.525 pedidos, enquanto outros 1.137 foram indeferidos. Com isso, o levantamento aponta que 8.586 requerimentos ainda aguardam manifestação do órgão estadual.

A Assessoria de Comunicação Social da Secretaria também informou, em nota, que não foi criado nenhum Departamento ou Setor específico para esses atendimentos e nem novos funcionários foram designados para os casos específicos.

Questionada se a Secretaria já identificou casos de possíveis fraudes nos pedidos de isenção de IPVA, em nota, foi afirmado que “não chegou ao conhecimento da Supervisão do IPVA a identificação de fraudes em 2021”.

Font Resize