Pessoas com deficiência apresentam exposição fotográfica sobre inspiração e transformação de vidas, no Shopping Del Rey em BH

Nos dias 29 e 30 de novembro o Shopping Del Rey – Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Pampulha, Belo Horizonte; recebe a exposição fotográfica “Histórias que inspiram, vidas que se transformam”, produzida e estrelada por pessoas com e sem deficiência.

Idealizada pelo Instituto Mano Down – organização social de Belo Horizonte, em comemoração à campanha mundial Dia de Doar, a exposição é gratuita e estará disponível na Praça de Eventos, 1º piso do shopping. Além da exposição, o Instituto promoverá as apresentações culturais do músico Dudu do Cavaco e do Coral Voz Ativa, e a exibição do projeto do ecossistema de inclusão social.

A exposição busca mostrar para a sociedade as potencialidades das pessoas com deficiência, através de fotos e vídeos que trazem relatos e jornadas singulares. De acordo com Leonardo Gontijo, presidente e fundador do Instituto Mano Down, a exposição ainda se faz necessária diante da invisibilidade social enfrentada diariamente pelas pessoas com deficiência.

Sonhamos com o dia em que exposições como essa ou instituições como o Mano Down não sejam mais necessárias. Mas, ainda temos muito a avançar para que a inclusão de fato aconteça e que a sociedade consiga enxergar a pessoa e suas capacidades, antes de qualquer deficiência. E, a partir daí, possa realmente dar oportunidades para que elas mostrem todo o potencial que têm”, enfatiza.

Ainda de acordo com Leonardo, o objetivo da exposição é propor para a sociedade reflexões sobre como oportunidades podem transformar vidas.

Queremos inspirar as pessoas com jornadas e relatos que mostrem como podemos, dia a dia, trocar a palavra exclusão por oportunidades para todos, e assim, construir uma sociedade mais humana e inclusiva”, conclui.

Além da exposição, o Mano Down também fará no dia 30/11, a partir das 19h, no espaço de Natal do shopping, uma apresentação do músico Dudu do Cavaco (pessoa com síndrome de Down) e do Coral Voz Ativa – formado por pessoas com deficiência, atendidas pelo Instituto.

E os visitantes do shopping também vão poder conhecer o projeto do primeiro ecossistema de inclusão e inovação social para Belo Horizonte, que está sendo construído pelo Mano Down para atender mais de 1 mil famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

Todas as ações promovidas pelo Instituto, em parceria com o shopping, e com o apoio institucional da Unidas, fazem parte do Dia de Doar, uma campanha mundial que acontece em novembro e tem como foco mobilizar a sociedade para promover a solidariedade, a generosidade e a cultura de doação. Todas as doações captadas pelo Instituto durante as ações no shopping, serão revertidas para a construção do ecossistema de inovação social.

Para mais informações, acesse:

https://doe.manodown.com.br/diadedoar

 

 

Programação do evento

 

Local  – Shopping Del Rey – Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Pampulha, Belo Horizonte

·        29 e 30/11 – Exposição “Histórias que inspiram, vidas que se transformam” – 1º Piso

·        29 e 30/11 – Exibição do projeto ecossistema da inclusão e inovação social

·        30/11 – 19h – Apresentação Coral Voz Ativa e músico Dudu do Cavaco

Ficha Técnica da Exposição

·        Fotografia – Samuel Vieira (educando Mano Down)

·        Curadoria – Helga Almeida (educanda Mano Down)

·        Direção Artística – Raphaela Moura

·        Design e Fotografia – Júlia Menezes

·        Redação – Bruna Moreira Faria

·        Edição de vídeos – Mateus Damasceno

Parceria: Shopping Del Rey

Apoio institucional: Unidas

 

 

 

Sobre o Instituto Mano Down

Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia das pessoas com síndrome de Down (T21).

Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

Hoje são mais de 450 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

Realizado na Casa Modelo, atualmente localizada no bairro Alto Barroca, região Oeste de Belo Horizonte (MG), o trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com deficiência – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

 

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e envelhecimento saudável.

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br

Campanha Dia de Doar

O Dia de Doar é uma campanha mundial, que foi iniciada nos Estados Unidos, a partir do contexto da Black Friday – considerando que, se o momento é bom para aumentar as vendas, socialmente é uma data para estimular e celebrar o bem ao próximo.

O propósito da campanha é promover a solidariedade, a cultura de doação e o apoio às instituições sociais.

Esse ano o Dia de Doar acontece no dia 30 de novembro e o Instituto Mano Down será uma das instituições participantes.

Para o Instituto Mano Down, toda doação recebida nessa data vai ser revertida para a criação do ecossistema de inovação e inclusão social.

A meta é ampliar a capacidade de atendimentos e as frentes de desenvolvimento para mais de mil famílias de pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse: https://doe.manodown.com.br/diadedoar