Planeta Inseto: valoriza a acessibilidade na comemoração de seus 12 anos

A exposição permanente do Museu do Instituto Biológico reabre amanhã, 19 de abril e além de contar com salas que abrigam um jardim de insetos, formigueiros e cupinzeiros vivos, traz também painéis interativos com a história, evolução e importância desses invertebrados; a entrada é livre.

Com aproximadamente 1 milhão de espécies conhecidas em todo o mundo, os insetos compõem a maior classe do reino animal e cumprem um papel decisivo para o equilíbrio dos ecossistemas. O Museu do Instituto Biológico está completando 12 anos em 2022.

A mostra reabre dia 19 de abril, às 10 horas, com uma reformulação de toda a exposição. A partir de agora, o Planeta Inseto conta com conteúdo textual mais amplo, que contempla também os estudantes do fundamental II (de 11 a 14 anos), e inclui dispositivos para atender pessoas com deficiência, como áudio-guia, mapa tátil, mockup gigantes de insetos, entre outros.

A reforma estrutural do prédio para torná-lo acessível a todos os visitantes abrange ainda a instalação de uma plataforma para vencer o andar intermediário, corrimãos metálicos e placas de sinalização em braille.

Entre os destaques vale citar a cenografia do Jardim dos Insetos com flores gigantes, animais virtuais e a reprodução de sons de 9 insetos em botoeiras que acionam também um painel luminoso com a imagem respectiva de cada um deles; bicho-da-seda, bicho-pau, besouros e a corrida das baratas que já era uma das atrações mais buscadas pelas crianças estará reformulada; uma colmeia com câmera instalada no seu interior para que os visitantes possam ver a organização da vida das abelhas; além de cupinzeiros e formigueiros e até uma sala onde será possível acompanhar a produção dos bichos-da-seda.

A readequação da exposição é uma realização do Instituto Biológico com a Arquiprom e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio da exposição é da Syngenta.

Em um dos ambientes, especificamente um de laboratório com bancadas, o visitante pode observar três diferentes lâminas com cortes de insetos. Lupas eletrônicas ligadas a um monitor ampliam a imagem desses insetos para a visão do público.

SERVIÇO – Reabertura Exposição Planeta Inseto

Data: 19 de abril de 2022
Horário: 10h
Local: PLANETA INSETO – Museu do Instituto Biológico
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Visitação de terça a domingo: das 9h às 16h.
ENTRADA GRATUITA
Informações: (11) 2613-9500 ou planetainseto@biologico.sp.gov.br

www.planetainseto.com.br

https://www.facebook.com/planetainseto

https://www.instagram.com/planetainseto/