PORTO ALEGRE/RS MAIS ACESSÍVEL

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) de Porto Alegre/RS realizou uma prova de uso no corredor de ônibus da Avenida João Pessoa, no bairro Santana, para verificar se as intervenções para acessibilidade atendem às expectativas de mobilidade de pessoas com deficiência física e visual. A ação ocorreu na Estação de Ônibus Jornal do Comércio, onde estão sendo realizadas obras de recuperação, e contou com a participação de usuários.

Como parte integrante da obra, quatro estações de ônibus receberam intervenções para acessibilidade com sinalização tátil. Atualmente, a conclusão está em 75%.

 

Para a prova de uso, foram analisadas a estrutura e o resultado dos trabalhos, de modo a avaliar a funcionalidade e a adequação aos padrões de acessibilidade universal. O teste, realizado focou na verificação do tempo de travessia, na presença de possíveis obstáculos e na funcionalidade dos equipamentos instalados.

A prefeitura fez os testes com pessoas com deficiência, usuários do local.

O objetivo foi validar a locomoção e mobilidade de todos, em especial das pessoas com deficiência, baseado no design universal, que poderão realizar a travessia com mais segurança, conforto, autonomia, dignidade e respeito — pontua Paulo Brum, secretário-adjunto da prefeitura e cadeirante, que também participou da ação.

A prova de uso aprovou as intervenções de piso tátil, gradis e outras instalações feitas no corredor. No entanto, serão necessárias adequações nas calçadas, dos dois lados da avenida.