Programa humanitário realizará cirurgias gratuitas do pé e tornozelo no RS

tornozelo
tornozelo

Criado no ano passado, mas postergado em função da pandemia, o 1º Programa Humanitário “Pé na Estrada”, iniciativa da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), realizará cirurgias gratuitas e atividades científicas na cidade de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, de 15 a 20 de novembro.

A ação nasceu para atender a cidades que ainda não possuem ortopedistas especialistas em cirurgia do tornozelo e pé e foi criada com apoio integral da Fundação Manlio Napoli (fundador da ABTPé e pioneiro na cirurgia de pé e tornozelo do Brasil). A ação é motivo de muito orgulho para a instituição e para a ortopedia brasileira como um todo. “O objetivo do programa é levar atendimento ortopédico de profissionais experientes até áreas carentes nesta área e melhorar a qualidade de locomoção e de vida de pacientes que estão na fila de espera em serviços públicos”, ressalta o presidente da ABTPé, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo.

A seleção de pacientes para participação do programa é realizada pelo médico da cidade anfitriã e pela equipe de cirurgiões da ABTPé. “São pessoas que já estão em uma lista de espera para tratamento e têm dificuldade de locomoção, com problemas nos pés, tornozelos e pernas”, explica Dr. Sanhudo.

Com coordenação local do Dr. Vanderson Roso, os cirurgiões de tornozelo e pé irão examinar os pacientes e determinar o tratamento a ser realizado no primeiro dia e, nos dias restantes, as pessoas que forem selecionadas serão operadas e cuidadas em ambiente hospitalar. Os médicos participantes atuarão como voluntários e a equipe será composta por cirurgiões membros da ABTPé e residentes inscritos pelo site da associação.

Na ocasião, haverá, ainda, atividades científicas que envolvem palestras e discussão de casos.

 

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.