Projeto brasileiro de mobilidade é vencedor mundial dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

O Guiaderodas é uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade. Nascido da necessidade de seu fundador, Bruno Mahfuz, cadeirante desde 2001, o Guiaderodas tem o objetivo de proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos.

Um aplicativo colaborativo, que permite a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida verificar o nível de acessibilidade existente em locais de todo o mundo, é o projeto brasileiro vencedor da terceira edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, na categoria “Mobilidade Sustentável e Segurança Viária”.

Com a vitória, a startup paulistana Guiaderodas, receberá um prêmio de 30 mil euros para impulsionar o projeto. Além disso, a empresa teve acesso a um programa de mentoring e coaching da IE University e passará a integrar a Red Innova, uma comunidade privada de inovadores sociais criada pela Fundación MAPFRE.

“Ter um projeto brasileiro entre os vencedores é motivo de orgulho. No momento atual, torna-se ainda mais importante apoiar iniciativas inovadoras que trabalham em prol de uma sociedade melhor”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil e representante da Fundación MAPFRE no país.

A final aconteceu  em 29/10 em uma cerimônia on-line, com a presença do presidente do grupo MAPFRE e da Fundación MAPFRE, Antonio Huertas, além dos finalistas.

Concorreram aos prêmios 239 projetos criados por cientistas, pesquisadores, empreendedores, estudantes universitários e de escolas de negócios, entre outros.

“É uma honra imensa ter sido escolhido em meio a tantos projetos incríveis. Fazemos parte de uma rede de pessoas que trabalham juntas por um mundo melhor”, diz João Marcos Barguil, um dos fundadores do Guiaderodas.

Nas duas demais categorias: “Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-health)” e “Inovação em Seguros”, os vencedores foram: o Hope (Peru), kit automatizado que permite a detecção precoce do vírus do Papilomavírus Humano (HPV), causador do câncer do colo do útero, e a Pensium (Espanha), solução financeira que facilita aos idosos dependentes o financiamento de seus cuidados, em residência privada ou em domicílio, sem ter que vender sua própria casa para isso.

Com sede na Espanha e atuação em 31 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover, fomentar e investir em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à informação, cultura e visa contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Cultura. Em 2019, suas iniciativas impactaram mais de 3,4 milhões de brasileiros. Site: www.fundacionmapfre.com.br
Font Resize