Projeto ‘Let’s Cook’: para quebrar o estigma da doença renal crônica

projeto

A B. Braun, multinacional líder em soluções médico-hospitalares, alinhada à sua visão de “Proteger e Melhorar a Saúde das Pessoas ao Redor do Mundo” lançou a primeira edição do Let’s Cook B. Braun: por uma vida mais plena! A iniciativa busca conscientizar sobre a doença renal crônica e também quebrar o estigma da alimentação para os pacientes que precisam realizar adaptações no cardápio e em sua rotina.

Nesta experiência gastronômica, liderada pelo Chef Marcos Baldassari, ex-participante do MasterChef e apresentador do Cozinha Amiga, da TV Gazeta, seis dos mais renomados médicos nefrologistas do Brasil colocaram a mão na massa em uma divertida aula prática envolvendo saúde e gastronomia. Assim, demonstraram que receitas saudáveis podem ser facilmente executadas e que cozinhar também é um ato de amor pelas pessoas. No final da aula, eles receberam o livro para presentear seus pacientes.

As receitas preparadas foram extraídas do livro “Puro Sabor! Receitas Para Pessoas Em Diálise”, elaborado pelo renomado chef alemão Chistoph Brand, com exclusividade para o Grupo B. Braun. O livro traz diversas dicas práticas para uma rotina saudável e pratos com ingredientes, adaptações e quantidades adequadas para a pessoa com doença renal crônica.

Os nefrologistas participantes contaram com a monitoria do Dr. Rubens Lodi, também nefrologista e gerente médico da B. Braun Brasil, que pontuou os atributos nutricionais de cada um dos ingredientes utilizados nos pratos preparados na ocasião. Tudo isso foi realizado, é claro, seguindo à risca as normas de higiene e segurança preconizadas devido à pandemia do coronavírus.

Let’s Cook B. Braun: por uma vida mais plena! está disponível em um hotsite desenvolvido para homenagear todos os pacientes e também familiares e amigos que dedicam cuidados a eles. Além de dicas para a preservação da saúde dos rins, orientações sob medida para quem faz uso frequente de diálise e detalhes sobre as soluções B. Braun para o tratamento renal, está disponível também a edição completa do livro “Puro Sabor! Receitas Para Pessoas Em Diálise” para download gratuito.

 

Confira o site do projeto: https://www.letscookbbraun.com.br/

 

Dia Mundial do Rim

Além de promover a conscientização por meio do projeto Let’s Cook B. Braun: por uma vida mais plena!, a B. Braun também é uma das patrocinadoras da campanha do Dia Mundial do Rim, celebrado em 11 de março, organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Osvaldo Merege, nefrologista e presidente da SBN, foi um dos participantes da experiência gastronômica promovida pela B. Braun. “Foi uma grande oportunidade aprender com o chef uma receita elaborada especialmente para o paciente renal crônico, com menos sódio e fósforo, que precisam ser bem balanceados. É uma ação muito produtiva da B. Braun, que está nos apoiando na campanha deste ano”, conta o médico.

Com o tema “Vivendo Bem com a Doença Renal”, o Dia Mundial do Rim conta com uma programação repleta de ações digitais – pelas redes sociais da SBN – como debates com especialistas e divulgação de informações para conscientização.

“Com essa iniciativa, vamos ao encontro do mote da campanha, mostrando que é possível viver bem e, principalmente, se alimentar bem com a doença renal”, comenta Rubens Lodi, nefrologista e gerente médico da B. Braun Brasil.

Doença renal crônica

É uma doença caracterizada por uma lesão nos rins que se mantém por mais de meses. Por ser um órgão responsável por filtrar o sangue, entre outras importantes funções, a doença leva ao acúmulo de toxinas no corpo. Pode ser silenciosa nos estágios iniciais, o que facilita sua progressão e agravamento, quando é necessário realizar tratamento de diálise ou até mesmo transplante renal.

De acordo com dados da SBN, a doença renal crônica já pode ser considerada epidêmica, pois atinge um a cada dez adultos. No Brasil, 133 mil pessoas dependem de diálise, um aumento de 100% nos últimos dez anos.

Entretanto, a doença renal crônica pode ser prevenida com hábitos saudáveis e diagnosticada precocemente, por meio de exames de rotina de sangue e urina.