Depois de ser sancionada pelo presidente Bolsonaro a isenção de cobrança de bagagem até 23 kg em voos nacionais e 30 kg em voos internacionais, agora pelo visto em breve teremos mais novidades, e agora, envolvendo pessoas com deficiência e suas cadeiras de rodas. O autor da proposta de lei, o deputado Geninho Zuliani (União-SP) justifica que a iniciativa evitará “constrangimentos, dificuldades e, também, insegurança das pessoas que dependem desses recursos de acessibilidade”.
O Projeto de Lei 1002/22 torna obrigatório o transporte gratuito, na cabine de aeronaves, de cadeira de rodas usada por pessoa com deficiência. A medida, em análise na Câmara dos Deputados, é válida para todo equipamento usado no deslocamento de passageiro com necessidades especificas, no limite de uma por pessoa, desde que informado com 24 horas de antecedência à companhia aérea.
O deputado cita o caso da advogada Mila D’Oliveira, usuária de uma cadeira de rodas motorizada, que teve o equipamento extraviado e, no momento do desembarque, os funcionários da companhia aérea não conseguiram localizá-lo.
Pelo texto, se não houver espaço na cabine – o que no caso de cadeiras não dobráveis e “x” e as cadeiras motorizadas serão impossíveis de serem transportadas na cabine – o equipamento deverá ser transportado no compartimento de bagagem. O projeto altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Seria muito interessante que o nosso governo e o presidente tivessem um olhar melhor para a vida do cadeirante. Além do trabalho também na vida diária, porque os produtos que precisamos são valores altíssimos, e valores que recebemos quando ajustado por empresa não acompanha as nossas necessidades diárias do produto em conforto pro trabalho digno.As cadeiras melhores custam fortunas , um assento pra uma longa jornada, direitos de ir e vir .Isso tudo temos que brigar por um direito adquirido.
Senhor presidente Bolsonaro, nos ajude , que nossas conquistas de trabalho não seja em vão, e que nosso tempo de aposentadoria seja revisto por motivo até das nossas doenças que nos limitam e causam dores pelo próprio equipamento não adequados a nós. Queremos nossos direitos como tb temos nossos deveres. Olha por nós que não pedimos pra ser limitado. Queremos servir nosso país com mais dignidade. Precisamos abaixo de Deus teu olhar para conosco .