Publicada a chamada pública para inscrições no 1º curso de mestrado do Instituto Benjamim Constant

“Hoje, mais uma vez, o Instituto Benjamin Constant faz história”, comemorou o diretor-geral do Instituto, João Ricardo Melo Figueiredo, dando parabéns a todos os envolvidos no processo — desde a plantação da semente, anos atrás, pela professoras Maria da Glória de Souza Almeida e Cristina Delou, até a concretização do projeto com o empenho dos servidores e funcionários do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

“Em nome da professora Elise de Melo Borba Ferreira eu parabenizo todos os que se dedicaram para que a gente chegasse ao dia de hoje em que o sonho virou realidade com a publicação deste nosso primeiro edital”, completou João.

O curso

A partir de agora, profissionais da educação dispõe de uma formação mais profunda na área da deficiência visual.  O Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em educação especializada para pessoas cegas e com baixa visão do Brasil.

Os mestrandos terão duas linhas de pesquisa a escolher:  Corpo, subjetividades, cognição e linguagens (linha 1), com oito projetos em andamento, e  Saberes e práticas docentes no ensino de pessoas com deficiência visual (linha 2),  com oito projetos sendo desenvolvidos.

Ao todo, são 18 professores que atuarão no MPEDV.

O processo seletivo 

As inscrições serão realizadas entre os dias 1º e 26 de março.

As provas de conhecimento específico e de compreensão em língua estrangeira serão realizadas no mesmo dia — 17 de abril.  A primeira às 9h e, a segunda, às 15h30.

Ao todo serão oferecidas 20 vagas, das quais  5 serão reservadas às ações afirmativas distribuídas da seguinte forma: 3 vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência (PcD) e 2 vagas para candidatos que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas (NPI).

Mais informações, inclusive com os arquivos que devem ser preenchidos no link: http://www.ibc.gov.br/noticias/1488-publicado-o-edital-de-selecao-do-1-curso-de-mestrado-do-ibc