PUC-SP promove Programa de Fisioterapia Respiratória para pessoas com sequelas da Covid-19

sequelas da Covid-19

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Fisioterapia Respiratória para pessoas com sequelas da Covid-19, promovido pelo curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A atividade, gratuita e online, é orientada e supervisionada pela professora Renata Escorcio.

Na primeira edição, encerrada em julho, 115 pacientes foram atendidos; participaram 10 estudantes do quinto ano de graduação em Fisioterapia da PUC-SP. “De forma geral, os resultados foram muito positivos, conseguimos desmamar do oxigênio os pacientes que ainda faziam uso domiciliar, promovemos melhora do desconforto respiratório para a realização das atividades do cotidiano e retorno às funções anteriores, como trabalhar e caminhar”, afirma a professora Renata Escorcio.

O programa tem duração de um mês, com três sessões por semana e orientação de exercícios para os dias sem supervisão. Os participantes são avaliados no início e no final do acompanhamento e durante as sessões, com aplicação de escalas de avaliação da área de fisioterapia respiratória. Nesta nova etapa, a equipe será um pouco maior, com 15 estudantes.

“São muitas as sequelas pós Covid-19 e a principal delas é a dispneia, que é a falta de ar, muito cansaço, para atividades que exigem pequeno esforço. Os benefícios do nosso programa estão associados à melhora da tolerância ao esforço, no alívio de sintomas emocionais, já que muitos pacientes que evoluem com medo e ansiedade que são decorrentes da experiência com a doença, melhora da oxigenação, porque conseguimos diminuir a fibrose pulmonar, entre outros fatores positivos. Além disso, também há uma relevância social, porque priorizamos pessoas que não tenham acesso a um atendimento especializado, pois muitos pacientes estão em filas de espera de programas de fisioterapia. Todo o protocolo foi desenvolvido por mim e estou tentando publicar em um periódico científico”, ressalta a coordenadora.

O atendimento será feito por meio da plataforma Google Meet. Para se inscrever, clique aquihttps://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspxid=AZKyjn2iAkOEc8mC61vpNbFG0sEGzGFKrXHxXEHXsU9UMlpJN0g2WUIyS0FSMzcxUFVFQUVMR1E3Qy4u