Range Rover Evoque com isenção de IPI !

Com design marcante e robusto, o Evoque está disponível em 4 versões: SE, SE Dynamic, HSE e a topo de linha HSE Dynamic. O modelo pode ser equipado com duas opções de motor: a Ingenium Diesel 2.0 de 180 cv ou Gasolina 2.0 Si4 de 240 cv. Todas elas trazem sistema de transmissão ZF9HP automática de 9 velocidades com opção de trocas sequenciais de marcha no volante através de borboletas.

 O modelo Evoque, agora fabricado no Brasil na planta da montadora em Itatiaia/RJ, foi testado pela Revista Reação com exclusividade, em parceria com a Land Rover. Quem dirige o modelo logo se impressiona. De cara, chama a atenção a beleza e o design. Arrojado, esportivo, futurista, imponente e robusto, o Evoque é perfeito ! Mas é de posse do volante desse, que é um dos modelos mais vendidos pela montadora, que se pode ter a real sensação de estar na direção de um veículo, no mínimo, diferenciado.

Ficamos apenas alguns dias com o Evoque, tanto que não tivemos tempo sequer para adaptá-lo para realização de testes mais complexos, até porque, com tanta tecnologia, para descobrir tudo o que o Range Rover Evoque oferece, certamente seria preciso ficar com o carro no mínimo algumas semanas. Os recursos são muitos. A impressão que se tem é que não há nada que não tenha sido pensado, nos mínimos detalhes para atender ao condutor nesse carro. Basta dizer que, desde seu lançamento em 2011, o modelo conquistou já mais de 160 prêmios.

A primeira coisa que se destaca nesse modelo é o câmbio de transmissão automática de 9 velocidades, com trocas curtas e calibradas para uma condução confortável e eficiente em qualquer tipo de terreno ou situação.

A riqueza dos detalhes que a Evoque traz é um diferencial. O fino acabamento interno, o material de primeiríssima linha no revestimento dos bancos de couro, volante e painel, fazem do design do interior um ambiente seguro e agradável. Tudo muito bem  harmonizando com as linhas externas do carro. O console é muito bem colocado, os comandos no painel, na parte interna da porta do motorista, no teto e no volante – as botoeiras – o acesso aos comandos do painel, tudo é milimetricamente desenhado para uma condução perfeita e simétrica, com acessibilidade perfeita, sem exageros. Puro bom gosto e praticidade na medida certa !

A condução é extremamente objetiva. A potência do motor e da transmissão podem ser sentidas à cada manobra, em cada movimento, tanto na cidade como na estrada. Conforto, silêncio e respostas rápidas. As luzes internas são um charme e podem ser reguladas em sua intensidade e até nas cores à sua escolha.

Aparentemente pequeno por fora, tem um bom espaço interno tanto para motorista como para os passageiros, e um ótimo porta-malas. Só quem vai no banco de trás acaba ficando com menos espaço, devido ao design do teto rebaixado. O volante com regulagem de altura e distância dão ao motorista várias opções de posicionamento e isso se completa com a regulagem do banco e retrovisores, tudo elétrico.

A alavanca do câmbio automático tradicional não existe no Evoque. Nem a alavanca de freio de mão. Assim como tantos outros comandos do modelo, esses dois também foram substituídos por botões no console e painel. A troca de marchas é feita através de um botão redondo e giratório localizado justamente no console, que se esconde quando o carro é desligado e aparece quando é dada a partida, também através de um botão de “start” no painel, sem o uso de chaves.

            O consumo de combustível é bastante razoável e sem sustos, até econômico perante o porte do modelo e tudo o que ele oferece. Entre elas, destaca-se o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo a velocidade programada. Já a tecnologia de Vetorização de Torque (distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade. Isso tudo sem falar nos sistemas de auxílio à condução e estacionamento. O Evoque possui também o Start-Stop, que desliga o carro quando ele para e o religa automaticamente sozinho, quando o pedal do acelerador é acionado pelo motorista.

            O sistema multimídia no painel e a sonorização do Evoque são um caso à parte. Ele conta com uma grande tela touchscreen com todos os recursos possíveis. Além de possuir ainda câmeras que podem dar uma visão global em torno do modelo, com visão na tela do painel. A capacidade e potência do som, praticamente com distorção próxima de zero é fantástica. O modelo pode ser comprado com isenção apenas do IPI, mas vale a pena conferir.