Reabilitação além da clínica, inclusão além da escola

Livro gratuito discute reabilitar e incluir crianças com deficiências. Consultoria criada em Chapecó/SC, Inclusão Eficiente, veio para São Paulo para atender a grande demanda de informações sobre a área.

Questões de legislação, práticas inclusivas, modelos de participação, comunicação, tecnologia, desenvolvimento típico e atípico e intervenção precoce são alguns dos temas relacionados à reabilitação infantil e inclusão escolar de crianças com deficiência que pedem cursos e especializações. Em seu primeiro ano, a empresa atendeu cerca de 800 pessoas ligadas à área.

Para comemorar tamanho sucesso, a instituição convidou especialistas para compartilharem seus estudos e práticas em um e-book: ‘Reabilitação além da clínica, inclusão além da escola: reflexões da Inclusão Eficiente São Paulo’.

A Terapeuta Ocupacional Vanessa Madaschi, diretora da Inclusão Eficiente São Paulo, coordenou o projeto e explica que a ideia é compartilhar saberes.  “Precisamos valorizar a participação da criança, unir saberes, conhecer além da nossa área de atuação, para que a criança com deficiência consiga ter seus direitos respeitados e efetivamente se desenvolver”, explica.

“A criança com deficiência está na escola, mas também precisa estar no parque, brincando, no esporte, em todas as atividades sociais da sua comunidade, com um cidadão, e para isso precisamos compartilhar saberes e reflexões, precisamos pensar em conjunto e ampliar o acesso às discussões atuais, pensando no que queremos para essa criança daqui a dez, vinte ou trinta anos”, defende. “Nem a escola nem a reabilitação podem ficar presas a modelos do século passado, por isso ainda temos muito a discutir e aprender”, resume.

Baixe gratuitamente no site: www.inclusaoeficiente.com.br/ebook.asp