REABILITAÇÃO II – AVATARES PARA CUIDADOS COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: sentidos – físico, mental, emocional e existencial

O livro apresenta reflexões e experiências de cuidadores e profissionais de saúde que se dedicam a cuidar de pessoas com deficiência a partir de um olhar que vai além do atendimento de necessidades biológicas, voltando sua atenção para aspectos que envolvem os sentidos, emoções, imaginação, espiritualidade, sensibilidade e as relações humanas. Os autores são Wiliam César Alves Machado, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Maria Manuela Martins,  Adriana Dutra Tholl e Teresa Tonini (Coords.)
A obra revela o corpo do cuidador da pessoa com deficiência como Corpo-Avatar, uma analogia ao filme “Avatar” onde um paraplégico usuário de cadeira de rodas experimenta viver uma vida plena, livre, independente das limitações físicas que o “aprisionava”, ao se conectar a um corpo munido de dispositivos ficcionários da metamorfose tecnológica.
Com base nessa análise somos conduzidos a pensar sobre a realidade das pessoas com deficiência e de como o Corpo-Avatar pode Cuidar da multidimensionalidade desse corpo diante de suas necessidades cotidianas. Necessidades que podem envolver questões relacionadas a ser incluído, adaptado e protetizado; ter desenvolvimento cognitivo e motor; viver a plena inclusão; dispor de acessibilidade; realizar tarefas com autonomia; estabelecer relações; socializar e ser capacitado; trabalhar; reconhecer e ultrapassar barreiras físicas, atitudinais, emocionais, sociais, existenciais e espirituais. Transcender!