Semana da Dislexia do Instituto ABCD 2020 realiza ações virtuais de 4 a 11 de outubro

A Semana Nacional de Conscientização da Dislexia 2020 promove, de 4 a 11 de outubro, uma série de ações virtuais para aproximar a sociedade dessa condição, que afeta a aprendizagem de cerca de 4% da população brasileira. O tema escolhido pelo Instituto ABCD foi “Dislexia sem mistério”.

“Há 11 anos, o Instituto ABCD vem trabalhando para disseminar informações e ferramentas que auxiliem as pessoas com dislexia a desenvolver toda a sua potencialidade. Ainda achamos necessário investir na conscientização sobre a dislexia, discutindo suas características, como identificá-la precocemente, quais estratégias pedagógicas são mais eficientes para o ensino e quais ferramentas auxiliam a autonomia de quem vive com ela. Enquanto não alcançarmos um bom nível de conhecimento nessa área, as pessoas com dislexia não terão seus direitos garantidos”, afirma Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD.

Como a dislexia ainda é pouco conhecida no País, o acesso à educação segue enfrentando barreiras. Se um professor não conhece o impacto que a dislexia tem no processo de aprendizagem, será muito difícil que ele proponha estratégias que atendam às necessidades dessas crianças – e o ensino personalizado é fundamental para o desenvolvimento pleno do aluno com dislexia.

Os pais também se sentem muito desamparados no processo de busca por diagnóstico e acompanhamento. O acesso ao diagnóstico é uma questão muito importante: em geral, a dislexia leva anos para ser identificada no ambiente escolar e o encaminhamento para especialistas (médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos) acaba sendo tardio, o que gera dificuldades ainda maiores na aprendizagem e, com frequência, consequências emocionais. Além disso, há poucos materiais realmente acessíveis para que os familiares compreendam o que é a dislexia e como ajudar crianças disléxicas a aprender. Encontrar profissionais que façam esse tipo de diagnóstico e acompanhamento na rede pública de saúde é outro desafio, pois requer investimento em qualificação e contratação, bem como o fortalecimento de toda a rede de apoio para o acolhimento da pessoa com dislexia.

Por isso, durante essa semana, o Instituto ABCD intensifica seu trabalho. “A ideia é mostrar que a dislexia é uma condição que afeta o aprendizado, mas que existem ferramentas e estratégias pedagógicas capazes de fazer com que pessoas com dislexia prosperem na vida acadêmica, social e profissional. Antes de mais nada, precisamos conhecer e usar essas ferramentas e estratégias”, explica Juliana Amorina. “Nosso próximo passo será mostrar todos os potenciais e talentos por trás da dislexia.”.

PROGRAMAÇÃO

Para ajudar o público brasileiro a desvendar os mistérios da aprendizagem da pessoa com dislexia, o Instituto ABCD convidou seis especialistas renomados para apresentar as atualidades na área. Temas como características das pessoas com dislexia, intervenção, identificação precoce, diagnóstico e dislexia na sala de aula serão abordados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento será totalmente gratuito e on-line, com inscrição prévia pelo site http://www.institutoabcd.org.br/ .

Semana da Dislexia

A décima edição da Semana da Dislexia vai de 4 a 11 de outubro e é inspirada no evento mundial Dyslexia Awareness Week. A Semana da Dislexia visa a promover e disseminar a causa da dislexia no Brasil por meio de uma série de campanhas e atividades coordenadas entre as entidades participantes. Para mais informações, visite: http://semanadadislexia.com/

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras e pela baixa habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades geralmente derivam de um déficit no componente fonológico da linguagem, muitas vezes surpreendente quando comparado a outras habilidades cognitivas e ao acesso à aprendizagem. Consequências secundárias podem incluir dificuldades na compreensão de texto e pouca experiência de leitura, podendo impedir o desenvolvimento do vocabulário e do conhecimento geral.  

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