Senadora Mara Gabrilli se manifesta sobre PL do IPI aprovado na Câmara dos Deputados.

A Senadora Mara Gabrilli, acaba de divulgar uma NOTA OFICIAL sobre a tramitação e encaminhamento do Projeto de Lei 5149/2020 que, dentre outros temas, prevê a prorrogação do IPI e aumento do teto.

 

 

Confira, na íntegra, a manifestação da Senadora:

 

 

“Não vamos permitir que o Governo use as pessoas com deficiência para camuflar uma manobra suja que impacta negativamente todo o setor de saúde do Brasil

 

Ontem, conforme divulgamos aqui, avançou na Câmara o projeto de lei 5.149/2020, de minha autoria, que estende até 2026 a possibilidade de isenção do #IPI para pessoas com deficiência e taxistas adquirirem veículos. Então, que fique bem claro primeiramente: sou a maior interessada em aprovar essa matéria com a máxima urgência.

 

No texto original, apresentado por mim, não havia teto para a compra do automóvel. Mas a Câmara, que podia simplesmente ter acatado o texto como saiu do Senado, para que fosse direto à sanção, sem voltar à Câmara Alta, mexeu na redação, estabelecendo um teto de R$ 200 mil. Não pretendíamos estabelecer um teto, mas dada à urgência pela aprovação do texto, poderíamos considerar aceitar esta mudança.

 

Agora, vamos à denúncia: 👇

 

Para minha grande surpresa – e decepção – o texto aprovado ontem pela Câmara dos Deputados trouxe um jabuti do governo que prejudica todo o setor de saúde no Brasil!

😡 Uma manobra desumana do governo incluiu na matéria – sem nenhuma discussão e sem a participação alguma do setor – a revogação das isenções do PIS/COFINS de produtos para saúde e medicamentos. Até as campanhas de vacinação serão oneradas e negativamente impactadas. 😡

Vamos lembrar que o projeto original não tratava deste tema. E vamos lembrar também que o setor da saúde no Brasil já está em frangalhos por todos os danos da pandemia que assolou o mundo de forma muito drástica.

Diante dessa manobra, já estamos trabalhando para suprimir esses pontos do texto e pautar com a máxima urgência a matéria no plenário do Senado. Sem jabutis, com transparência, sem prejudicar ainda mais a nossa saúde e os brasileiros com e sem deficiência”

#PraCegoVer #PraTodosVerem: arte com a foto de um homem cadeirante, utilizando máscara de proteção, ao lado da porta de um carro. Ele está de frente e seu rosto não aparece. Do lado esquerdo, uma caixa de texto com letras garrafais com destaque para a frase “Denúncia de jabuti”, seguida da defesa de Mara. Um grande emoji com cara de bravo ilustra a arte.

https://www.instagram.com/p/CW_NASUJZAS/?utm_medium=share_sheet

 

Conteúdo editado pela Assessoria de Comunicação da Senadora Mara Gabrilli às 16h09 da quinta-feira, 2.