SISTEMA REAÇÃO faz parte da campanha ABRIL + AZUL

Com a proximidade do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece todo 2 de abril, o SISTEMA REAÇÃO – Revista e TV Reação, abraçou a campanha Abril + Azul em parceria com a Incluir Treinamentos e reforça a importância da data como uma oportunidade de dar visibilidade ao tema.

A Incluir Treinamentos é uma empresa parceira especializada neste tipo de qualificação que tem como diretora Amanda Ribeiro mãe de um menino autista.  Amanda explica que os estabelecimentos possuem muitos estímulos sensoriais que dificultam o acesso das pessoas com o transtorno, e, por isso, a importância da qualificação dos profissionais. “A maioria dos estabelecimentos já possuem acessibilidade para a maioria das pessoas com deficiências, como elevadores, banheiros adaptados, rampas, piso tátil, mas, é necessário, também, ter pessoas habilitadas para se comunicar, atender, acolher e envolver uma pessoas autista em diversas atividades”.

Por não sofrer nenhuma alteração física, a pessoa com TEA (Transtorno do Processamento Sensorial) e sua família muitas vezes passam por preconceito e discriminação. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, atualmente existe um 1 caso de autismo para cada 54 crianças. No Brasil, estima-se mais de 2 milhões de pessoas com TEA, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros com autismo ainda sofrem para encontrar tratamento adequado, diagnóstico precoce e, sobretudo, fazer valer os seus direitos.

A Incluir Treinamentos estabelece uma conscientização e capacitação no atendimento de pessoas com TEA nas empresas e estabelecimentos e reforça a importância de terem uma equipe treinada para atender estas pessoas e suas famílias, a colaboração da empresa para essa causa gera empatia dos consumidores o que resulta em uma grande responsabilidade social com benefícios incalculáveis, tais como: melhoria na reputação, aumento de credibilidade, da competitividade, valor agregado ao serviço/produto, entre outros.

“As pessoas ainda não sabem sobre autismo e não são obrigadas a saber. O autismo era pouco falado até alguns anos atrás, mas agora não dá mais para continuar sem saber. O autismo já é uma questão de saúde pública. O número de crianças com autismo vem aumentando a cada dia. Os autistas têm direitos que precisam ser respeitados. As empresas precisam conhecer, treinar seus profissionais e se adaptar e assim como se preocupam com acessibilidade”, afirma Amanda Ribeiro.

Toda conscientização traz desafios pela frente, mas, é preciso do empenho de todos para que tanto o autista quanto os responsáveis desse indivíduo tenham agilidade em processos/atendimentos, trazendo, contudo, mais qualidade de vida e leveza para a pessoa com autismo.

Pensando nisso o SISTEMA REAÇÃO – Revista e TV Reação lança hoje a Campanha Abril + Azul, que objetiva incentivar e auxiliar os colaboradores a melhorar a acessibilidade nos estabelecimentos e cumprir as determinações básicas para a inclusão de pessoas com TEA. Como parte da campanha, estão previstas ainda, a divulgação de vídeos e peças publicitárias nas redes sociais e um webinar para debater o assunto.

O SISTEMA REAÇÃO, durante todo o mês  Abril + Azul, disponibiliza matérias, entrevistas, artigos, vídeos e informações sobre as pessoas com TEA.

Font Resize