Site disponibiliza acervo inclusivo de Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emilio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década de 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.

No site www.emiliofigueira.com/acervoinclusivo estão disponíveis – gratuitamente – dentre outros arquivos a íntegra de a Introdução Geral à Educação Inclusiva. Uma coletânea dirigida a educadores, familiares e interessados em geral. São 292 páginas de artigos, entrevistas, orientações práticas, conteúdo de aulas ministradas pelo autor, ideias e explicações de como desenvolver Monografias e trabalhos científicos sobre a temática.

Esse espaço digital reúne a produção do autor e cientistas desde os anos de 1980. Perto de 700 textos, vídeos, livros digitais gratuitos, reportagens e matérias de época, artigos, colunas publicadas em vários veículos de comunicação. Dezenas de separatas de seus artigos científico, material sobre psicologia e pessoas com deficiência.

“Sei que algumas coisas que faço, produzo ou escrevo podem apresentar erros. Só que para mim o feito é melhor que o perfeito escondido em uma gaveta. Sempre estarei em busca de resultados e não de reconhecimentos acadêmicos ou eruditos. E com os meus passos dentro das minhas possibilidades, com meus erros e acertos, continuarei fazendo a minha parte para uma Escola e uma Sociedade Inclusiva”, afirma Emílio Figueira.

Font Resize