Solução Inovadora e Disruptiva para a Incontinência Urinária Masculina Chegando no Brasil: ActivGo®

*By Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello e Amine Staali

A incontinência urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina que pode ocorrer associada ou não a esforços, causa diversos problemas sociais e higiênicos, além de alterações que comprometem o convívio social como depressão, vergonha e isolamento. Pode ser classificada como: incontinência urinária de urgência que é antecipada por um desejo repentino de urinar difícil de inibir; incontinência urinária de esforço estimulada por espirro, tosse, risada, atividades ou por exercício e incontinência urinária mista que seria a associação das duas incontinências anteriores.   A incontinência pode ser transitória ou permanente.

Pacientes com IU tendem ao isolamento social, apresentando receio de estar em público e ocorrer alguma perda urinária, o que geralmente também os faz desistir da prática de atividades físicas. Suas vidas acabam por depender da disponibilidade de banheiros, com isso acabam tendo também dificuldades sexuais, alterações do sono e repouso. Unindo todos esses fatores, os pacientes silenciosamente têm uma queda na autoestima, tornando-se deprimidos, angustiados e irritados, e não ativos.  Os homens mais velhos acham que a incontinência urinária faz parte do processo de envelhecimento, e assim sendo, sofrem ainda mais com o problema, pois acham que não há solução! Em muitos casos, só procuram o serviço médico quando sua autoestima e sua qualidade de vida estão muito afetadas, ou desenvolvem algum problema na pele. Os impactos da IU não se restrigem à esfera individual, mas também estão relacionados à maior sobrecarga dos cuidadores, inclusive entre os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).  O uso de fraldas geriátricas nas ILPIs traz vários problemas:  para os idosos, pois pode acelerar seu declínio funcional além do aumento da incidência de infecção urinária; para os cuidadores, pois aumenta a sobrecarga de trabalho; para os gestores, pois o custo é elevado além de demandar área de estoque.  Além desses problemas, a fralda descartável para adultos, assim como os coletores de urina tipo camisinha, geram perigos  e impactos ambientais em todo os seus respectivos  ciclo de vida, da fabricação ao descarte.

Estima-se que 5% da população mundial sofra do problema: No Brasil, seriam 10 milhões de pessoas, segundo as estimativas, já que não há pesquisas nacionais de grande porte que estudem a prevalência da incontinência urinária entre homens.  Há estudos epidemiológicos que descrevem uma prevalência média de IU de 27,6 % em mulheres, e 10,5% em homens no Brasil.

Variadas condições podem ocasionar a incontinência urinária masculina: obesidade, cirurgias para retirada da próstata, distúrbios neurológicos (por exemplo, Doença de Parkinson, Tumores Cerebrais, Acidentes Vasculares Cerebrais (derrame), quadros demenciais, lesões na coluna vertebral), outras condições de saúde: diabetes, insuficiência cardíaca, distúrbios cognitivos, doença pulmonar obstrutiva crônica, e até distúrbios do sono.

Os homens com incontinência urinária (IU) ou usam fraldas, cateteres externos: tipo camisinha ou não, ou vesicais/intermitentes.  Nota-se que, entre esses usuários, há um desejo imensurável de voltar ao seu estilo de vida anterior ao aparecimento da IU, e uma busca incessante de uma solução mais confortável, digna, que não cause lesões de pele e infecção urinária, e que seja custo-efetiva.  Os cateteres externos podem ser mais atrativos, pois ao contrário dos cateteres vesicais que são invasivos, estes são mais fáceis de usar. O cateter externo tipo camisinha é composto por uma bainha especial de preservativo que é colocada sobre o pênis. A urina é coletada através de um tubo conectado. Como em qualquer outro dispositivo para interface do usuário, a higiene é crucial. Os cateteres tipo camisinha devem ser trocados com frequência, mantidos limpos e idealmente, monitorados por um profissional de saúde.  Os cateteres externos podem ser utilizados em curto e longo prazo, a sua função adequada depende de como é fixado na pele do pênis, utilizando fitas adesivas ou materiais autoadesivos após aparar os pelos da região, para evitar vazamentos e irritações na pele, e melhorar o conforto do paciente. A troca do cateter tipo camisinha deve ocorrer diariamente, ou quando ocorrer vazamento da urina ou descolamento do mesmo, podendo assim ser necessário trocas mais frequente. Entretanto, são identificados alguns problemas com o cateter tipo camisinha: a cola que é usada para aderir o cateter tipo camisinha ao pênis pode  causar irritação na pele (e/ou erupção cutânea), e desconforto, além de poder causar infecção urinária; não ser apresentado no tamanho adequado a cada usuário e podem não oferecer a elasticidade necessária para ajustar às possíveis variações naturais do tamanho do pênis.  Os usuários desses cateteres tipo camisinha não o percebem como uma solução, mas sim como uma forma insatisfatória de lidar com o problema. Eles frequentemente apresentam as seguintes queixas: isolamento social, depressão, medo de situações de embaraço, abandono de atividades externas ao local de moradia, dependência de outros para a administração do problema, alto custo, problemas na pele na área de fixação da camisinha e questões com o tamanho.

Os usuários desses cateteres tipo camisinha apresentam as seguintes queixas: isolamento social, depressão, medo de situações de embaraço, abandono de atividades externas ao local de moradia, dependência de outros para a administração do problema.

Por décadas as grandes empresas que lideram a produção de produtos para incontinência urinária, bombardeiam o mercado com fraldas para adultos e geriátricas, e cateteres tipo camisinha para fazerem seus negócios crescerem mais e mais, baseados na crença de que esses produtos já são bons o suficiente para atender a necessidade de quem deles precisam. Entretanto, as pessoas com incontinência urinária, os usuários desses produtos, seguem insatisfeitos, se sentindo desconfortáveis, sem confiança e com as atividades muito limitadas.

Nesse contexto, a apaixonada equipe da Provenmed, uma startup disruptiva da Algéria de desenvolvimento de produtos médicos vestíveis, se comprometeu com a missão de mudar o status quo desse problema por meio de uma solução inovadora a partir do que os homens com incontinência urinária pensavam acerca da questão e de suas reais necessidades. Acreditando na máxima “Nada sobre nós, sem nós”; usando os princípios do “design thinking” (abordagem focada no ser humano, que busca desenvolver a inovação), da empatia (nossa capacidade de perceber e ressoar com o sofrimento dos outros, nos permitindo compreender sua dor), e da compaixão (uma ação que é uma resposta à percepção do sofrimento de outra pessoa), iniciou o processo de desenvolvimento de um produto inovador.

O desafio foi desenvolver um produto para os homens com incontinência urinária a partir do que eles afirmavam precisar e queriam, considerando o que eles pensavam e sentiam acerca do problema, suas necessidades mais íntimas, uma solução que melhorasse sua qualidade de vida  e não somente administrasse o problema. Essa foi a prioridade, embora sabia-se que uma solução adequada beneficiaria também os familiare, cuidadores e amigos.   Assim foi fundada a start up Provenmed, para inovar no desenvolvimento de dispositivos médicos usando a empatia compassiva, desenvolvendo produtos que promovam a independência, autonomia e melhora qualidade de vida  das pessoas.

A Provenmed, para o desenvolvimento do ActivGo® teve como elemento fundamental o Mapa de Empatia criado a partir de exaustiva pesquisa junto aos homens com incontinência urinária.  Na  Figura 1 está esse Mapa de Empatia:

 

Proposta de valor:

Criadores de ganho para o usuário :

  1. Impacto social positivo:
  2. A cueca boxer facilita o uso
  3. Silicone biocompatível garante reutilização
  4. Sistema projetado para ser discreto
  5. Custo-benefício e acessibilidade
  6. Projetado para as necessidades do paciente com o melhor conforto possível
  7. Uso confiável, sem vazamentos
  8. Design inovador sem os problemas com adesivos e/ou colas
  9. O sistema integrado de lavagem oferece higiene e prevenção contra infecções
  10. Uma bolsa coletora de urina grande facilita a drenagem e permite ao usuário aumenta a ingesta de líquidos

 

Aliviam as dores:

  1. Soluções dos problemas apontados pelos usuários:
  2. Cateter vestível externo não invasivo
  3. Não usa adesivo, nem grampos e nem fraldas
  4. Um tamanho universal que serve para todos
  5. Solução reutilizável e por isso, mais econômica e com menor impacto ambiental
  6. Auxilia o retorno ao estilo de vida perdido
  7. Conforto ideal
  8. Fácil de usar
  9. Oferece confiança e melhora da saúde mental
  10. Cateter externo com design inovador garantindo a reutilização
  11. Sistema de higiene incorporado

 

Produtos&serviços:

  1. Tudoemumkitvestível
  2. Bidêportátilparalavagem
  3. MangalefdesacodeurinaSaco
  4. Bolsa coletora de urina anti-abaulamento
  5. Podesercomprado discretamente pela internet
  6. Cueca boxer em tecido respiráveleconfortável
  7. Cateterconfiávelnãoinvasivoreutilizável

 

Perfil do Cliente

Ganhos desejados:

  1. Conforto
  2. Dignidade
  3. Compartilhar momentos com outros
  4. Atividade e produtividade
  5. Pele saudável e limpa
  6. Boa saúde mental
  7. Socializar com independência
  8. Controlar a incontinência de forma independente
  9. Facilidade de lidar com a questão
  10. Confiar no produto
  11. Poder ingerir mais água e assim melhorar a saúde

Tarefas do Usuário/Cliente

  1. Administrar a incontinência de forma segura e confortável
  2. Evitar situações embaraçosas
  3. Ser ativo e praticar esportes
  4. Controlar os custos envolvidos no controle da incontinência
  5. Trabalhar, viajar, aproveitar a vida e ser produtivo para a sociedade
  6. Encontrar uma solução que não cause problemas de pele
  7. Comprar o produto anonimamente

Dores:

  1. Solidão e depressão
  2. Medo de situações embaraçosas, como vazamento e mau cheiro
  3. Estar preso em casa sem atividades
  4. Ser dependente de outros para controlar a incontinência
  5. As soluções invasivas são inconvenientes e dolorosas
  6. Dificuldade na drenagem
  7. Gasta-se muito com algo que não resolve
  8. Inexistência de uma solução custo-efetiva
  9. Problemas de pele e infecções
  10. Não tem com quem falar acerca do problema buscando soluções
  11. Dificuldade de usar os produtos existentes
  12. Os coletores tipo camisinha não se ajustam corretamente à variação natural de tamanho e forma do pênis.

 

Portanto, o produto deveria ser ao mesmo tempo confortáve para usar, confiável ( não vaza) – inclusive durante a prática de esportes, viagens e trabalho; custo-efetivo, eliminasse as situações de embaraço, diminuísse ou eliminasse o risco de infecções urinárias e lesões de pele causadas pelo uso de fraldas e catéteres tipo camisinha.  O ActivGo® foi desenvolvido por equipe altamente especializada, além da participação ativa de homens com incontinência urinária, utilizando as mais avançadas estratégias de design de produto (design thinking), pesquisa extensa de materiais, testado exaustivamente em laboratório e por centenas de usuários em todas as suas fases de desenvolvimento.

 

Uma alternativa ideal: ActivGo®

 

Lançado em 2019, o ActivGo® foi o primeiro cateter externo para incontinência urinária, com sistema integrado de lavagem,  e reutilizável, a ser lançado no mundo. O ActivGo® já tem excelente aceitação no mercado asiático, e no oriente médio.  Está sendo introduzido na Europa e América do Norte com potencial de crescimento, muito em breve na África Subsahara, e também na América Latina.

O ActivGo® é uma inovação que garante conforto, facilidade de uso, confiabilidade, acessibilidade e conveniência ao substituir as fraldas para adultos, cateteres externos tipo camisinha, e cateteres intermitentes/vesicais em certos casos. O ActivGo® torna o controle da incontinência urinária fácil, simples, higiênico, auto-administrável, com excelente relação custo-benefício e, o mais importante: sem comprometer o conforto e o estilo de vida do homem com incontinência urinária.

Homens com incontinência urinária que experimentam os cateteres tipo camisinha, que em sua maioria funcionam com adesivos, sentem desconforto, irritação na pele, infecções do trato urinário e alto custo,  acabam usando fraldas de adulto que diminuem sua autoestima, podendo levar ao isolamento social e a depressão . Todos esses problemas apontados pelos homens com incontinência urinária na utilização dos outros produtos disponíveis no mercado foram resolvidos com o ActivGo®:

 

  1. Irritação da pele por excesso de adesivos. A maioria dos cateteres tipo camisinha funciona enrolando a bainha de preservativo ao redor do pênis com fita adesiva, acessórios com Velcro ou outros adesivos. Isso pode causar reações adversas da pele, que podem variar de leve a grave. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao material do preservativo que pode causar reações alérgicas e erupções cutâneas. Fraldas para adultos e cuecas de incontinência também podem usar alguns dos mesmos materiais e adesivos. No  ActivGo®Kit  ™ não há adesivos, o que garante o conforto ideal para o paciente, pois a peça que acomoda o pênis para coletar a urina (o ActivGo®ExCathTM) está presa na cueca boxer, e não na pele do usuário.
  2. Risco aumentado de Infecção Urinária (IU). Em alguns casos, os resíduos de urina podem ficar dentro do preservativo por mais tempo do que o pretendido. Isso pode aumentar o risco de IU. Infecções, embora geralmente tratáveis, criam gastos extras, e comprometimento funcional adicional, para os pacientes e seus cuidadores. No ActivGo®Kit™ está incluído o ActivGo®Bidet™, tornando possível a higiene do cateter externos quantas vezes forem desejadas sem  sua remoção, diminuindo assim o risco de IU. Pacientes que tiveram IUs no passado sabem como infecções podem ser problemáticas!
  3. Dificuldade em encontrar o tamanho certo. Encontrar cateteres tipo camisinha que se encaixam corretamente ao tamanho do pênis do usuário pode ser um desafio, ainda mais considerando que o membro pode mudar seu tamanho e forma naturalmente. Alguns pacientes se sentem estressados com o dimensionamento e a colocação do cateter se tiverem um pênis retraído ou encurtado, ou maiores do que a média. Isso acontece porque o preservativo pode ficar folgado ou apertado. Por essas razões que o ActivGo®ExCathé, foi feito de silicone biomédico, com tamanho universal e elasticidade acima daqueles tipo camisinha.
  4. As tiras de fixação da bolsa coletora na perna são desconfortáveis, pois as tiras de fixação da bolsa coletora de urina aperta a perna e não fixa a bolsa corretamente, principalmente quando ela vai enchendo de urina. O tipo de suporte para fixação da bolsa coletora de urina na perna do ActivGo®, a  ActivGo®UriSocks™, é como se fosse uma meia para somente parte da perna (“semi-meia”), vestível, que nela será presa a bolsa coletora de urina.  Dessa forma, o peso da bolsa com a urina é sustentado 50% por meio dessa “semi- meia” e 50% pelas tiras de fixação da bolsa coletora de urina, gerando muito mais conforto e segurança de que a bolsa está no local correto e firme.
  5. A bolsa coletora de urina fica abaulada quando vai enchendo, gerando desconforto físico e estético: A bolsa coletora de urina ActivGo®UrineBag™, além de se modelar na anatomia da perna, tem três câmeras de armazenamento fazendo que a urina seja distribuída igualmente nesses três compartimentos, evitando o efeito de abaulamento.
  6. Alto custo. Os cateteres tipo camisinha são descartáveis e devem ser trocados frequentemente, as vezes mais de uma vez ao dia. O custo desses se tornam elevados, além do transtorno que pode ser a compra frequente, mesmo que online, ainda pior nesta época do COVID! O uso de fraldas, apresenta os mesmos inconvenientes, além do estigma associado.  ActivGo® pode durar por longo período, meses, se é usado e limpo corretamente, pois foi criado para ser reutilizável!  Outra questão muito importante a ser considerada, é o impacto que o uso de materiais descartáveis como as fraldas e camisinhas causa no ambiente, desde a sua fabricação até seu descarte.  Esse custo ambiental é altíssimo!

 

Conheça os componentes do Kit ActivGo

 

Foto 1. O Kit reutilizável ActivGo®

 

 

Foto 2. O Kit reutilizável ActivGo® colocado em um manequim

 

  • O cateter externo ActivGo®ExCathTM

 

Foto 3. O cateter externo ActivGo®ExCathTM

 

O cateter externo ActivGo®ExCathTM é feito de silicone biocompatível, com muita extensibilidade, de forma a manter um contato suave com o membro genital masculino todo o tempo. Esta suavidade da superfície interior do ActivGo®ExCathTM ajuda também a urina a escorrer com mais facilidade e rapidez para a bolsa coletora de urina, o que diminui a chance de crescimento de bactérias, além de poder ser lavado periodicamente com o bidê portátil parte integrante do sistema.

A área do ActivGo®ExCathTM que fica em contato com a pele do pênis é muita lisa e flexível,  acomodando a diversidade de tamanhos do pênis, e suas alterações naturais, sem a necessidade de usar cola ou qualquer outro meio de fixação.

Todos as partes e camadas do ActivGo®ExCathTM foram  projetadas  com diferentes espessuras,  dureza,  elasticidade  e  suavidade  de forma a atender a necessidade de cada parte anatômica da região genital masculina garantindo segurança, conforto e confiabilidade.

 

  • A cueca Boxer: ActivGo®Boxer™

ActivGo®Boxer™ é uma cueca com visual tradicional, (nas cores azul escura e branca, vem em diversos tamanhos) que foi projetada para colocar facilmente o ActivGo®ExCathTM na bolsa frontal aberta e fixá-lo firmemente com quatro botões no painel interno. Isso mantém o ActivGo®ExCathTM próximo ao corpo e pode ser ajustado individualmente usando as tiras integradas conforme as necessidades. Estas tiras são confortáveis e discretas, e dão a garantia de que o ActivGo®ExCathTM esteja corretamente posicionado o tempo todo, mesmo se o usário for muito ativo, e até  durante a prática de esportes.

 

Foto 4. A cueca Boxer: ActivGo®Boxer™

 

 

  • O bidê portátil: ActivGo®Bidet™

 

O ActivGo®Bidet™ é um bidê portátil usado para atender as necessidades de higienização dos usuários. Ele vem com um pequeno reservatório de água que pode ser lavado usando pressão manual, bombeamento seguro e simples com liberação de água para lavar as superfícies genitais e internas  do ActivGo®ExCathTM que entram em contato com a urina, para eliminar resíduos, a fim de limitar o crescimento de bactérias. O ActivGo®Bidet™ pode ser reabastecido facilmente sempre que necessário e pode funcionar também como um bidê de banheiro itinerante.

Foto 5. O bidê portátil: ActivGo®Bidet™

 

  • A peça de suporte da bolsa coletora de urina: ActivGo®UriSocks™

 

O ActivGo®UriSocks™ é um suporte que é fixado em uma das pernas, que foi desenvolvido para posicionar e fixar a bolsa coletora de urina confortavelmente. O UriScocks™ é equipado com quatro botões de fixação onde a ActivGo®UrineBag™ ( a bolsa coletora da urina) pode ser mantida, outras bolsas disponíveis no mercado podem também ser utilizadas. O UriSocks™ tem duas alças de segurança para manter a bolsa coletora de urina ( UrineBag™) bem posicionada sem aplicar pressão na perna. O UriSocks™ vem em diferenete tamanhos.  Uma de suas principais vantagens é que por apresentar um mecanismo de fixação que distribui a pressão necessária para se fixar nas pernas, as tiras e a manga/semi meia, é muito mais confortável, efetiva e discreta do que os mecanismos tradicionais que usam somente tiras.

Foto 6. Suporte da bolsa coletora de urina: ActivGo®UriSocks™

 

  • A bolsa coletora de urina: ActivGo®UrineBag™

A ActivGo®UrineBag™ é a bolsa coletora de urina projetada para ser usada na perna. É à prova de vazamento, armazenar uma quantidade substancial de urina e a distribui uniformemente em suas três câmaras (subcompartimentos). Isso evita o estufamento que as bolsas de urina comuns apresentam quando estão cheias. ActivGo® UrineBag™ é muito fácil de ser drenada, só abrir a válvula.

Foto 7.  A bolsa coletora de urina: ActivGo®UrineBag™

 

  • Bolsa de transporte do Kit ActivGo® : ActivGo®Sac

Usada para armazenar todo o Kit ActivGo® , a ActivGo®Sac™é bonita  e ergonômica. Tem um bolso à prova d’água para materiais úmidos

 

Foto 8.  Bolsa de transporte do Kit ActivGo® :  ActivGo®Sac™

 

O Kit ActivGo® atende as necessidades dos homens de qualquer idade com Incontinência Urinária que queiram ter uma vida ativa e com conforto, eliminando as possíveis situações embaraçosas, diminuindo drasticamente o risco de infecção urinária, aumentado a autoestima e independência de seus usuários. Além disso, é importante ressaltar que entre os potenciais beneficiários do uso do ActivGo®, o grupo que pode mais se beneficiar sejam o dos homens idosos com incontinência urinária.   As alterações oriundas do envelhecimento fazem com que quase todos os tipos de incontinência urinária ocorram com mais frequência entre as pessoas idosas, e isso pode ser também associado a diminuição de mobilidade e da destreza, isolamento social e alterações cognitivas.

As restrições financeiras e de mobilidade impostas pela pandemia do COVID 19, principalmente entre as pessoas idosas e com qualquer tipo de deficiência, fazem com que a utilização de um produto mais prático, confortável, mais custo-efetivo e além de tudo, que contribua para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com incontinência urinária seja de suma importância.

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Provenmed está desenvolvendo dois outros produtos inovadores que transformam vidas:

  1. AllDays®️para mulheres com incontinência urinária: De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 72% das mulheres no mundo. Cerca de 20% dos casos de incontinência são em mulheres adultas, e em idosas pode chegar a 50%. Está sendo desenvolvida uma solução inovadora,  o primeiro  dispositivo de gerenciamento de incontinência urinária feminina, hibrido , que possui um sistema de lavagem integrado para prevenir infecções urinárias, chamado AllDays®️O objetivo é fornecer conforto, confiança e possibilidade de realização de higiene
  2. ActivGo®️Smart™️, o primeiro dispositivo vestível de monitoramento urinário inteligente.  Por meio do uso de tecido inteligente com tecnologia de espectroscopia de bioimpedância ​​que medirá continuamente, com precisão, o volume de urina na bexiga de forma não invasiva. As informações sobre o volume da urina serão transmitidas para a plataforma ActivGo®️Smart™️, que por meio da Inteligência Artifical identificará os padrões de variações do volume da urina, níveis de gatilho de vazamento e fornecerá assim, insights preditivos para a solução do problema. Esse produto ajudará a detectar muitas disfunções em estágio iniciais, como por exemplo insuficiência renal, cálculo renal e afecções na bexiga; permitirá que a equipe de saúde monitore seus pacientes remotamente em tempo real, além de criar condições para inúmeras medidas preventivas.
Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello
Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello

 

ProvenMed Global FZ-LLC, North Tower, 201, Dubai Science Park, Dubai, United Arab Emirates.

www.provenmed.com