Sony: criando um mundo sem limitações

A Sony Interactive Enterainment está engajada na missão de fazer do mundo um lugar mais inclusivo. Hoje, cerca de 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência temporária ou permanente. Enquanto esse número aumenta cada vez mais, a PlayStation acredita que a tecnologia desempenha um papel importante para beneficiar essa parcela da população.

Esta quinta-feira, 20 de maio, marca o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade (data conhecida mundialmente pela sigla GAAD). Para trazer visibilidade à GAAD, a SIE divulgou em seu blog algumas de suas iniciativas para promover ferramentas, produtos e serviços acessíveis para toda a comunidade PlayStation, bem como tornar seu ambiente inclusivo para todos os seus funcionários.

 

Jogos para todos

Sabendo que seus jogos têm o poder de conectar toda a comunidade, a PlayStation trabalha cada vez mais em ferramentas de acessibilidade em seus lançamentos, desenvolvendo experiências inclusivas e acessíveis para todos os jogadores.

Assine nossa Newsletter

Newletter

• A empresa sempre coleta feedbacks de jogadores com deficiência para desenvolver recursos para PS4 e PS5 que façam diferença para toda a comunidade.

• Com a integração de seus desenvolvedores sob o ecossistema do PlayStation Studios, a SIE criou uma cultura colaborativa em relação às melhores práticas de acessibilidade, compartilhando não apenas dados e percepções, mas conhecimentos que possam ser aplicados aos jogos da empresa.

• Parcerias com consultores especializados em acessibilidade sobre como servir melhor a comunidade por meio de seus produtos e serviços.

Acessibilidade no local de trabalho

Além dos produtos e serviços voltados à comunidade, a SIE tem como compromisso criar um ambiente de trabalho em um local inclusivo para seus funcionários, desenvolvedores e parceiros.

• A SIE uniu forças com Disability:IN, organização global que promove a inclusão e igualdade nos negócios, para construir um local de trabalho mais inclusivo para seus funcionários e pessoas com deficiência.

• Para ajudar a tornar a PlayStation um ótimo lugar para trabalhar, um grupo interno oferece oportunidades para que os funcionários possam se reunir, compartilhar experiências e aumentar a conscientização sobre acessibilidade.

• Esse mesmo grupo interno desenvolveu em 2020 um guia de idioma inclusivo para recursos educacionais e informativos que pode ser acessado por todos os funcionários da SIE nas plataformas internas da empresa. Agora, a PlayStation irá disponibilizar esse guia também para toda a comunidade.

 

Apoio a parceiros

Além de suas iniciativas internas, a SIE tem como foco o fortalecimento de parceiros que atuam na causa da acessibilidade, trabalhando com organizações e indivíduos que apoiam, orientam e aconselham a empresa nessa jornada.

• Para celebrar o GAAD este ano, a SIE irá hospedar um evento virtual para seus funcionários com a organização Not Impossible Labs, que desenvolve soluções de tecnologia criativas para problemas do mundo real, e sua fundação sem fins lucrativos. O evento tem como objetivo falar sobre a importância de criar oportunidades de acessibilidade na vida e nos negócios.

• A SIE defende e apoia trabalhos importantes que organizações como AbleGamers Charity e DAGER System fazem diariamente para impulsionar mudanças significativas para a comunidade de jogos em todo o mundo, capacitando pessoas com deficiência a jogar videogames.

Mais informações no Blog da SIE, em inglês: http://www.sie.com/en/blog/creating-a-world-with-no-limitations/

Font Resize