Startup Weekend São Paulo Acessibilidade Imersão em acessibilidade dá visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência e gera soluções inclusivas

A rede de reabilitação Lucy Montoro – unidade Vila Mariana, em São Paulo/SP, recebeu no mês de julho, cerca de 100 pessoas que se reuniram, para uma imersão de 54 horas na Startup Weekend São Paulo Acessibilidade. O evento começou numa sexta-feira à noite e cada participante pôde apresentar sua ideia sobre solução em acessibilidade. Foram escolhidas as melhores propostas por votação. Formaram-se 9 grupos que começaram os trabalhos que duraram todo o final de semana, com mentorias, orientações e embasamentos técnicos por meio de palestras durante todo o período. Foi desenvolvido um protótipo e apresentado para uma banca avaliadora no último dia, quando foi declarado o grande campeão da maratona de empreendedorismo.

O Startup Weekend (SW) é uma reunião de líderes e empreendedores que acontece em um final de semana, em vários países simultaneamente e com temáticas específicas. O objetivo é inspirar, educar, capacitar indivíduos, equipes, comunidades e fomentar ideias inovadoras para proporcionar empreendedorismo prático.

O Startup Weekend São Paulo Acessibilidade foi destinado a empreendedores e entusiastas com o objetivo de mudar a realidade por meio de projetos inovadores. Os participantes foram desenvolvedores de software, programadores, designers, ilustradores, administradores, engenheiros, profissionais de comunicação, entre outros perfis.

O evento propôs o desafio de desenvolvimento de soluções que facilitem a vida, equalizando as barreiras e tornem igualitárias as condições de participação social. O último dia do SW SP Acessibilidade foi recheado de emoção.

Outra inovação, em relação aos eventos anteriores foi a entrega para os organizadores do Startup Weekend, de um material institucional traduzido em Libras – língua brasileira de sinais – e também em audiodescrição. Até então, todos os materiais oferecidos a quem se envolvia com a coordenação dos eventos eram em linguagem convencional, não necessariamente acessível às pessoas cegas ou usuárias de leitores de tela, principalmente os materiais que continham imagens.

Para o coordenador geral do evento, André Luiz Rodrigues Sousa: “com a tradução, a partir de agora, os materiais oferecidos pela Techstars, empresa detentora da marca Startup Weekend, terá a versão acessível para pessoas surdas e também cegas ou com deficiência visual usuárias de software de voz. As traduções foram elaboradas, em caráter de parceria, pela AME (Libras) e Ver Com Palavras (audiodescrição)”.

O evento ofereceu recursos de acessibilidade como tradução em Libras simultaneamente, por meio do ICOM, serviço da AME mantido em uma central de libras conectada por meio de vídeo interativo ao vivo: o conteúdo de todas as palestras foi recebido pela central que devolveu a tradução em tempo real por meio de um monitor de TV instalado no auditório.

Três Grandes Vencedores

1º Lugar: Pode Vir – um aplicativo que nasceu para conectar pessoas e estabelecimentos, garantindo experiências acessíveis e qualidade no atendimento para todos. A tecnologia permite que as pessoas com deficiência auditiva, física e visual tenham fácil acesso a informações sobre os estabelecimentos que estão preparados para atendê-los. Em contrapartida, os estabelecimentos podem acolher este nicho de mercado com mais qualidade, além se qualificar para atender novas demandas como eventos, encontros sociais entre outros.

2º Lugar: Startup Caracol Desenvolvimento & Aprendizagem – uma plataforma que auxilia educadores e escolas no processo de avaliação no desenvolvimento do ensino e aprendizado de crianças com deficiência, do ensino infantil até o fundamental. Com orientações sobre as demandas atuais de aprendizado. Desta forma, ajuda os educadores a traçar um plano assertivo para acompanhar o desenvolvimento das crianças.

3º Lugar: Fala Comigo – aplicativo que auxilia na comunicação verbal e digital de pessoas que têm dificuldade em se expressar (principalmente afásicos). O aplicativo, além de super intuitivo e de fácil manuseio, permite que o usuário possa adicionar imagens do seu convívio, como familiares e lugares que costuma visitar, ele também é integrado com o whatsapp, o que permite que essas pessoas consigam por meio de texto e áudios se comunicar com outras pessoas da mesma forma que elas, aproximando-as do seu círculo familiar e na ressocialização com seus amigos.

Como premiação, os três vencedores receberam troféus. a escola de negócios do SEBRAE/SP irá conceder incubação, mentoria e orientações para os três vencedores. O 1º colocado terá um estande e estará entre as principais empresas expositoras da feira MOBILITY & SHOW – evento de mobilidade, acessibilidade e inclusão – que acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, no Campo de Marte, em São Paulo/SP.