Surge uma nova mulher

A mulher traz em suas entranhas a grande força da vida. Lidera caminhos, luta pelo reencantamento do mundo, respeita seus semelhantes, defende o respeito à diversidade humana, preserva o planeta e renova a vida. Traz consigo características inerentes a natureza feminina. A mulher é intuição, consegue ver longe, ouve o outro para compreendê-lo, busca o equilíbrio nas relações de gêneros, fortalece a democracia e os direitos humanos.

Acredito numa nova mulher que surge de conquistas pessoais e coletivas, que nasce de um novo paradigma nas relações de gênero. Uma mulher que, a partir dos seus desafios próprios de superação dos preconceitos e discriminação, ama as diferenças e nelas se fortalece.

Essa nova mulher constrói o futuro, não nega nem foge dos conflitos, mas busca resolvê-los por meio do dialogo e da força espiritual. Desse modo, elimina do seu dicionário conceitos como competição, disputa, superioridade. Baseia suas relações de gênero em outros conceitos, como respeito mutuo, capacidade, diversidade e parceria.

Na busca pela dignidade plena, encontra, ainda, o domínio do homem em muitas áreas de atuação, mas o acesso contínuo e crescente às instituições de ensino, por exemplo, onde passou a dominar inúmeras áreas de conhecimento, lhe prepara para velhos e novos desafios. Nesse contexto, surge como ponto de equilíbrio e conquista o reconhecimento por sua competência e condição de reagir positivamente as adversidades.

No seio dessa nova mulher a humanidade deve se apoiar. Numa época em que as relações humanas estão cada vez mais fragilizadas, a mulher acaba se tornando um pouco de mãe de todos: dá colo, ensina a lutar pelos seus direitos, a viver, a amar. Em seu espelho estão refletidas as imagens de Maria, Divina, Helena, Tereza, Elizabeth, Joana, Maria da Penha, Madre Thereza de Calcutá, Cora Coralina, Berta Becker, Dorina, Soroty Stang, Zilda Arns Nilmam, Elen Keller, Frida Cahlo e outras mulheres, principalmente as anônimas, prontas para serem novas. Prontas para protagonizar um novo tempo em nossas vidas.