Teatro Acessível ganha dia no calendário brasileiro

Data foi aprovada pelo Senado após abaixo-assinado movido por mãe de uma criança deficiente visual. Daniela Duarty é mãe de Estefany, 11 anos, cega. Moram em Belém, Pará, e viveram uma experiência emocionante em uma peça de teatro com audiodescrição. Depois deste momento, Daniela decidiu lutar pela aprovação e um projeto de lei que definiria o dia do teatro acessível no Brasil e suas consequentes realizações na área.

“É fundamental que mais peças de teatro sejam acessíveis. Imagina como seria se realmente todas as pessoas, com ou sem deficiência, pudessem usufruir do teatro?”. A petição no site Change.org atingiu mais de 20 mil assinaturas.

Em abril, o Senado aprovou a Lei 13.442/2017, que torna 19 de setembro o “Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”. O objetivo é ajudar a divulgar a cultura por meio de atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.

A vitória é um marco histórico para o acesso de pessoas com deficiência à cultura no Brasil. Esperamos que a partir de agora, investimentos sejam feitos para levar o teatro acessível para todos aqueles que assim o necessitam.

Obrigada, Daniela e Estefany!