logo revista reação
Pesquisar

Tecnologia Assistiva

Por: admin

Para quem já precisou de algum recurso que envolve a Tecnologia Assistiva, sabe o quanto ela é importante no dia a dia, seja usando uma bengala, um aplicativo, um óculos entre tantas outras, mas nem todo mundo conhece ou se dá conta da amplitude e importância da Tecnologia Assistiva.

Hoje é possível se comunicar com pessoas com deficiência auditiva através de aplicativos como o Hand Talk, onde um intérprete virtual 3D traduz textos e voz para a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Entender uma obra de arte através de reproduções em relevo, maquetes táteis, recursos sonoros e recursos olfativos, poemas em tinta e Braille, como a Exposição Itinerante “Sentir pra Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo”… poder usar um cadeira de rodas que possibilita ao usuário sua entrada no mar ou até mesmo ficar em pé.

Nem consigo supor minha vida de tetraplégica sem tantos recursos, mas também sei que o acesso é muito difícil ou financeiramente inviável para muitas pessoas ! Importante: o Banco do Brasil financia a juros baixos a compra de alguns deles.

Buscando ampliar o olhar para essa área tão importante de pesquisa e desenvolvimento que está em funcionamento na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no campus de Feira de Santana, o curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, que busca através do estudo de diferentes tecnologias entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, 2007). Envolve também, o conhecimento dos pressupostos da Acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica (UFRB).

O primeiro curso do Brasil é gratuito e a principal forma de ingresso é via SISU (Sistema de Seleção Unificada) – https://www.ufrb.edu.br/engenhariaTA/


Pular para o conteúdo