TEST-DRIVE – Caoa Chery Arrizo 6

Conforto, requinte, beleza e espaço interno: tudo o que um sedã precisa ter !

 Mais uma vez a Revista Reação, agora com o SISTEMA REAÇÃO, faz parceria com uma montadora e promove para seus leitores/assinantes, uma experiência única através de uma matéria especial de Test-Drive com um modelo que é referência em sua marca.

Desta vez, numa ação conjunta com a fábrica da Caoa Chery, na cidade de Jacareí/SP – onde o modelo é produzido – e nossa equipe exclusiva de consultores especializados em veículos e adaptações para pessoas com deficiência, testou o sedã top de linha da marca: o Arizzo 6 !

            O carro que nos foi enviado, ficou quase 30 dias em poder da Revista Reação e foi submetido aos testes de uso diário, em situações das mais diversas do dia a dia, por uma pessoa com deficiência e sua família.

Beleza e requinte

O visual do Arrizo 6 chama muito a atenção pela sua imponência. O modelo mede mais de 4,6 metros de comprimento, 1,81m de largura e quase 1,5 m de altura. Dessa forma, ele acomoda 5 passageiros confortavelmente.

Suas linhas marcantes e fluidas, o Arrizo 6 tem uma das frentes mais belas entre os sedãs disponíveis no mercado em sua categoria. Já a traseira curta e robusta, valoriza o seu visual. Os faróis são longilíneos, estreitos, formando um conjunto bastante harmonioso com as luzes diurnas e as lanternas em LED.

 Os detalhes cromados externos do modelo, assim como sua ampla grade e largos para-choques, dão uma impressão de maior largura ao Arrizo 6.

Dirigibilidade, visibilidade, conforto e desempenho

 A visibilidade no Arrizo 6, por ser um sedã, é muito boa. O modelo, por seu sistema de suspensão, é muito macio e gostoso de dirigir, o câmbio automático faz com que a sua condução fique tranquila, e as trocas de marcha não são sentidas. A regulagem dos bancos permite um dirigir mais confortável também. Pelo excelente espaço interno, as adaptações ficam instaladas (alavanca de freio e acelerador) numa posição que não atrapalha a entrada e saída do carro.

O espaço interno do carro é muito bom, também para os passageiros do banco de traz, apesar do teto rebaixado pelo design na traseira.

Com 147 cv (gasolina) e 150 cv (etanol), o conjunto propulsor do motor 1.5 turbo flex atendeu bem e surpreendeu, mesmo sendo um sedã médio com proposta mais familiar do que esportiva.

O câmbio automático de 9 velocidades (CVT) e a direção assistida são fundamentais para pessoas com deficiência e no caso do Arrizo 6, atendem além das expectativas. O modelo é silencioso, macio, confortável e conta com os modos de condução Eco e Sport. O Arizzo 6, tanto na cidade como na estrada, responde muito bem na retomada de velocidade e ultrapassagens. Já o consumo de combustível está dentro no normal para um veículo desse porte. O modelo traz teto-solar, ar-condicionado com regulagem que pode ser feita na tela digital ou por botões. Tem ainda, tomada USB para os passageiros do banco de traz e apoio de braços com porta-copos. Para o motorista, tem acesso por aproximação e partida no botão, o que para PcD é ótimo e volante multifuncional, além de duas telas digitais que complementam o painel. No quadro de instrumentos configurável, a tela de LCD de sete polegadas separa os mostradores analógicos. A central multimídia, com tela de 9 polegadas, é sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPlay. No quesito segurança, possui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, sensores de estacionamento traseiros, controle eletrônico de velocidade e acendimento automático dos faróis.

Acessibilidade e transferência

Nesse quesito, a altura do Arrizo 6 é perfeita. A abertura de porta (ângulo) é muito bom e o espaço da entrada da porta também, tanto para cadeirantes – na transferência da cadeira de rodas para o carro como do carro para a cadeira – como para PcD com dificuldades de locomoção ou idosos.  O espaço interno para o motorista também é excelente, mesmo depois de instaladas as adaptações.

Na estrada ou na cidade, ele parece que desliza pelo asfalto. Conduzir o Arrizo 6 nas pistas da estrada é uma sensação única.

Os comandos do painel e controles ficam próximos e bastante ao alcance do volante, tornando muito prática a sua condução.

Porta-malas

Este, sem dúvida, é um dos pontos altos do Arrizo 6 da Caoa Chery. Ele é enorme. A cadeira de rodas pode ser levada e transportada com folga, tanto inteira como desmontada, dobrável em “x” ou monobloco. E ainda sobra espaço para muita bagagem, afinal, o porta-malas tem 570 litros. Isso é ótimo para viajar com a família e transportar tudo que uma pessoa com deficiência e seus familiares precisam.