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Test-Drive Mercedes-Benz C 200

Por: hallak

O sonho de ter um carro com a “estrela” na sua garagem agora pode ser uma realidade com a isenção de impostos !!!

Algumas marcas de automóveis são emblemáticas, mas nenhuma tanto quanto a Mercedes-Benz. Grande parte dos brasileiros tem o desejo de possuir um dia, um veículo com a famosa “estrela no capô”… E esse desejo não é diferente entre os consumidores com deficiência ou seus familiares. Se antes o sonho era um tanto que distante, pois os modelos da marca eram somente importados e não tinham direito à isenção de impostos, agora ficou mais fácil e palpável ter um Mercedes na garagem, afinal, a marca alemã que por tanto tempo faz presença no Brasil, agora tem uma fábrica por aqui – na cidade de Iracemápolis/SP – e alguns de seus modelos já são produzidos nela, ou seja, são fabricados no Brasil e portanto, estão sujeitos sim à isenção de impostos.

Como os modelos da marca fabricados por aqui, nacionais, tem seu preço obviamente acima dos R$ 70 mil, que é o limite teto para isenção completa de impostos – como é o caso desse testado nessa matéria – os veículos MB, tem isenção apenas do IPI e também do IPVA na maioria dos estados brasileiros. Mas convenhamos, só o IPI e o IPVA num carro com o valor de um Mercedes já faz uma grande diferença, podendo assim, viabilizar a compra por uma parcela razoável dos consumidores beneficiados com a isenção de impostos.

Assim, mais uma vez, em parceria direta com a montadora – como sempre faz, com pioneirismo e exclusividade há 19 anos – a Revista Reação traz aos leitores, em primeira mão no segmento, uma matéria especial de Test-Drive com o modelo Mercedes-Benz C 200 – um dos veículos mais requisitados e testados durante o test-drive nos três dias da Mobility & Show 2016, evento realizado em junho, na capital paulista.

Nossa equipe especializada ficou com o modelo C 200 Avantgarde – automático – 2.0 Turbo, cedido pela fábrica por 20 dias. O carro foi testado e aprovado, tanto pelos nossos técnicos como por usuários com deficiências e familiares, convidados pela Revista Reação para realização dos testes.

O modelo já veio adaptado com equipamentos instalados da marca parceira da Mercedes-Benz em todo o mundo, a adaptadora italiana Guidosimplex. A instalação do equipamento – alavanca de freio e acelerador com pomo giratório no volante – foi feita pela representante da marca italiana no Brasil, a oficina de adaptações automotivas La Macchina, localizada na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

Vamos a partir de agora, conhecer um pouco mais sobre o modelo que faz parte da família Classe C da montadora alemã.

 

Conforto, design, dirigibilidade, espaço interno, acessibilidade e transferência

Logo de cara o C 200 já impressiona. O sedan é imponente, clássico e ao mesmo tempo ostenta linhas arrojadas, remetendo à esportividade. A marca representada na grade dianteira pela imensa estrela da Mercedes já diz tudo sobre o carro… é o seu cartão de apresentação.

O conforto ao dirigir e o silêncio dentro do C 200, pelo baixo nível de ruído, são um ponto alto do modelo, bem como o espaço interno muito bom, tanto para passageiros como para o motorista, que conta ainda, com a regulagem eletrônica do seu banco num dispositivo na porta, bem prático de manusear.

A acessibilidade aos comandos do painel e volante, bem como do console, são fantásticas, facilitando a vida da pessoa que possui algum tipo de deficiência, mesmo que nos membros superiores. Para quem gosta de uma condução mais esportiva, o modelo possui borboletas para troca de marchas no volante.

O que o motorista estranha um pouco no início, mas depois percebe a praticidade, é que a alavanca de câmbio, a troca de marchas no C 200 Avantgarde, é feita através de uma haste posicionada atrás do volante, do lado direito.

A transferência da cadeira de rodas para o carro e do carro para a cadeira de rodas – no caso de condutores cadeirantes – fica um pouco prejudicada pela posição do extintor de incêndio, colocado abaixo do banco do motorista. Na entrada e na saída do carro, ele atrapalha um pouco o movimento pelo espaço que ocupa e durante a condução do veículo, as pernas dos motoristas cadeirantes, na maioria dos casos, pela falta de movimento e sensibilidade do membro, acaba pegando no extintor, podendo causar leve desconforto ou lesões.

Para quem usa cadeira de rodas e possui uma certa independência, quando costuma dobrá-la ou desmontá-la, transportando-a dentro do carro, no C 200 essa operação é perfeitamente possível e tranquila.

Para quem se utiliza de muletas, bengalas ou andadores, ou mesmo idosos ou pessoas que tem dificuldades para dobrar os joelhos ao entrar no carro, ou com mobilidade reduzida de forma geral, o C 200, apesar de baixo, não oferece maiores problemas.

O modelo também tem direção elétrica e Active Parking Assist, que auxilia nas manobras de estacionamento. Tem sensor de chuva, teto solar elétrico, câmbio automático de 7 marchas, controle de cruzeiro e aviso de perda de pressão de ar nos pneus. Além do sistema Start/Stop, para economia de combustível e, ainda, o modo de condução ECO.

A segurança é um capítulo à parte na marca. O modelo tem vários airbags, inclusive um posicionado na altura do joelho do motorista, além de controle de estabilidade eletrônico (ESP), sistema anti bloqueio dos freios e muito mais. A interatividade e conectividade estão presentes no C 200, com kit multimídia completo, GPS, bluetooth, entre outros. O modelo faz de 0 a 100 Km/h em 7 segundos !

 

Porta-malas

Espaçoso, grande, bem posicionado e com boa capacidade para transportar cadeiras de rodas em seus 480 litros de capacidade. Assim pode ser definido o porta-malas do Mercedes-Benz C 200, que conta com abertura automática, tanto no chaveiro como em botão interno.

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