logo revista reação
Pesquisar

Test-Drive MERCEDES GLA 200

Por: hallak

Compacto da montadora alemã é fabricado no Brasil e agrada em cheio os amantes dos modelos SUV ou crossover de luxo, e pode ser comprado com isenção de IPI por pessoas com deficiência !

            Quem nunca sonhou em dirigir um carro que levasse a lendária “estrela” da Mercedes-Benz na frente do capô ? Quem acha que os modelos da marca alemã são todos importados e fora do alcance da realidade da maioria dos consumidores com ou sem deficiência brasileiros está totalmente enganado.

Já faz algum tempo que a MB vem produzindo no Brasil alguns de seus principais modelos de entrada, na fábrica de Iracemápolis/SP, tornando muito mais acessíveis aos consumidores brasileiros e amantes da sua “estrela”, a possibilidade de ver em suas garagens os carros da marca alemã.

Hoje, o modelo GLA 200 é o mais vendido da marca no Brasil e um dos responsáveis pela nova aposta de conceito da marca em todo o mundo, buscando um público mais jovem para se juntar aos já tradicionais consumidores da marca.

No Brasil, só em 2017, foram emplacados mais de 12 mil unidades de automóveis da marca Mercedes-Benz, e destes, os produzidos em Iracemápolis/SP, como o MB GLA 200, representam mais de 60% do volume total.

O SUV compacto da marca recebeu uma atualização nos elementos de design interior e exterior, que impressionam por uma linguagem mais agressiva.

Mais uma vez, numa parceria entre a fábrica da MB e a Revista Reação, foi enviado para nossa redação para que fossem realizados testes e esta matéria especial, um modelo GLA 200 Automático – flex, que para poder ser submetido aos testes de uso diário de pessoas com deficiência, foi gentilmente adaptado pela empresa Hand Drive, que tem sua sede na zona norte da capital paulista, que instalou no modelo, uma alavanca de freio/acelerador. O veículo ficou conosco e passou por situações de uso do dia-a-dia de pessoas com deficiências e pelos olhares atentos de nossos consultores exclusivos e únicos especializados capazes de avaliar e testar veículos para essa finalidade no Brasil.

Design e tecnologia impressionantes

 

Não dá para passar despercebido nas ruas da cidade a bordo do GLA 200. Ele por fora parece até maior do que é realmente por dentro, e suas linhas robustas e marcantes, faz do seu design único, uma marca da força da marca. Não e a toa que o modelo é um dos mais vendidos da MB no Brasil.

 A grade dianteira perfurada e o aplique metalizado na base do para-choque, dão um tom harmônico ao símbolo da “estrela” que sobressai aos faróis de full led do modelo. As rodas esportivas têm 18 polegadas e os pneus são 235/50.

Já na traseira, a lanterna tem um efeito brilhante e controle automático do brilho da iluminação noturna. Por dentro, a tecnologia impera. A alavanca de câmbio com apenas 3 funções, fica do lado superior direito do volante e mais parece uma alavanca de limpador de para-brisas, para quem não conhece. Discreta e bastante funcional, ela facilita e muito a condução, pois o motorista não precisa tirar as mãos do volante para executar qualquer mudança de marcha. Os comandos dos limpadores foram para a alavanca esquerda, a mesma que da seta e faróis altos, não atrapalhando em nada, pelo contrário.

Os materiais utilizados no acabamento, como os tecidos dos bancos e a porção central do painel em alumínio escovado, são simplesmente lindos. A iluminação interna do veículo com pontos de luz indiretos, fazem com que o motorista se sinta abraçado pelo carro e pelos bancos com desenho que auxiliam no controle de tronco daqueles que necessitam desse auxílio. O banco do motorista tem ajustes elétricos. A central multimídia fica destacada do painel, como se fosse um tablet. Ela possibilita conectar um smartphone com Apple CarPlay e Android Auto, com comandos de voz, leitura de mensagens, conexão com streaming de áudio, como Spotify, e os sistemas de navegação Waze e Google Maps. A câmera de ré tem uma resolução fantástica e o GLA possui ainda, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A partida do motor é acionada por botão e não pela chave, o que facilita e muito para algumas deficiências. Além disso, tem assistência de partida em rampas de série. O modelo conta também com 7 airbags, controles de estabilidade e tração, e freios com pré-carregamento, para situações onde o veículo identifica uma frenagem de emergência.

Dirigibilidade, visibilidade, conforto e desempenho

O GLA é perfeito dentro da cidade e nas estradas, com retomadas ágeis e velocidade final bastante interessante. em circuitos urbanos e rodoviários, com retomadas e saídas ágeis. Isso se deve ao câmbio de 7 marchas, com trocas rápidas e suaves. Nas curvas o modelo também se comporta muito bem, é firme e não sai de lado. A suspensão traseira multilink ajuda a manter o carro grudado ao chão até mesmo em altas velocidades. A suspensão e o visual aventureiros não só fachada. O GLA 200 se comportou muito bem também em trechos com buracos, lombadas e desníveis, tanto no asfalto, quanto na terra. Macio, absorve bem os impactos sem passar o desconforto para os ocupantes. A opção de modos de condução do veículo: Sport, Eco, Comfort e Individual oferecem opção certa para cada situação. Um pouco mais alto, ele oferece excelente visibilidade e conforto ao dirigir.

O fato da altura do carro em relação ao solo ajuda e muito a transferência das pessoas que utilizam cadeira de rodas. Tanto para entrar como para sair do veículo. Assim também com auxilia as pessoas que tem problemas de joelhos ou quadril a fazerem a operação de entrada e saída do carro. A acessibilidade aos comandos do painel também é um ponto alto do GLA. Tudo está à mão do motorista, inclusive os comandos do teto solar, que dá um charme todo especial ao modelo.

O porta-malas

Aparentemente pequeno, o porta-malas do GLA 200 até que é razoável. Cabe a cadeira de rodas monobloco desmontada, sem as rodas e dobrada no encosto. Se bem encaixadinha, dá para ser levada facilmente no porta-malas de 421 litros, junto com malas e bagagem.  Mesmo tomando quase todo o espaço, sempre sobra lugar para compras também.

Pular para o conteúdo