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Test-Drive Peugeot 308

Por: hallak

Modelo marca uma nova fase para a montadora francesa no Brasil, que reinicia seu programa de Vendas Especiais, visando retomar com força total o atendimento aos consumidores com deficiência em toda sua rede…

Depois de uma entrada glamorosa no mercado brasileiro e um ótimo trabalho realizado no atendimento de pessoas com deficiência por parte do departamento de vendas especiais e do programa “Direção Livre Peugeot”, criado especificamente para o atendimento de PcD (2007/2008) quando lançou o modelo 207 automático, dentro outros em sua linha, nos últimos 3 anos a montadora veio esfriando sua participação neste segmento, passou por muitas mudanças internas e chegou a praticamente ter uma participação quase que inexpressiva em 2012 nesta fatia considerável de mercado. Agora, com a chegada de uma nova diretoria no comando das chamadas Vendas Diretas da marca, a montadora está reestruturando seu departamento para o atendimento às pessoas com deficiência e promete retomar o bom trabalho que foi realizado no passado, reconquistando a fatia de mercado que lhe pertenceu neste segmento e que na época, colocou a Peugeot entre as marcas queridas pelo consumidor com deficiência. E para dar o start nessa nova fase, a Revista Reação, mais uma vez em parceria com a montadora (Peugeot) realizou uma bateria de testes com o modelo mais procurado da marca pelas pessoas com deficiência: o Peugeot 308 !

 O veículo foi cedido pela fábrica e ficou em poder da nossa redação durante mais de 30 dias, onde nossa equipe especializada e exclusiva submeteu o modelo a todas as situações de uso no dia-a-dia de uma pessoa com deficiência e seus familiares. Primeiramente, através da parceria entre a Revista Reação e a adaptadora de veículos Cavenaghi, mandamos instalar no 308 uma alavanca de freio e acelerador, juntamente com um pomo giratório no volante. Com os equipamentos devidamente instalados, os testes foram realizados e o modelo não deixou a desejar, superou as expectativas e deixou boas impressões na equipe e nas PcD convidadas da revista para a realização dos testes. Bom sinal para a marca… melhor ainda para os consumidores com deficiência.

 

O carro e seus destaques

 O Peugeot 308 é produzido na Argentina e pode ser comercializado com as isenções para PcD no Brasil, em função do acordo do Mercosul. Dono de um visual incrível, linhas modernas e arrojadas, como é o estilo da marca, o modelo ainda traz consigo uma tecnologia embarcada de dar inveja aos concorrentes, com equipamentos de série que oferecem boa dirigibilidade, conforto e segurança ao motorista e aos ocupantes do carro, sem falar no acabamento de primeira linha, com motor potente e câmbio automático com ótimo desempenho.

O 308 veio para substituir o antigo Peugeot 307 no Brasil, e fez isso com classe. O teto inteiro panorâmico de vidro dá ao modelo um charme e uma beleza incomparáveis. As rodas esportivas também merecem destaque. A lataria, com vincos nas laterais das portas, acentuam a esportividade do modelo, assim com o neon das lanternas e seu desenho perfilado. Internamente a beleza do painel e o acabamento em couro é luxuoso e de qualidade impressionante.

 

Acessibilidade e transferência

 Nesse quesito, o 308 mostrou boa performance. A abertura das portas dianteiras é boa, mas poderia ser um pouco mais ampla. E a altura do banco do motorista, quase no nível do assento da cadeira de rodas, que para quem se utiliza delas, é importante no momento da transferência da cadeira para o carro e do carro para a cadeira, facilitando essa ação. Para quem não se utiliza de cadeira de rodas, mas tem dificuldade de locomoção, a altura do carro em relação ao solo acaba dificultando um pouco a entrada e saída do veículo, por ele ser relativamente baixo. Mas não é nada que possa ser visto como ponto negativo.

O apoio de braço na porta do motorista fica numa altura certa para que sirva de apoio na hora de dirigir se utilizando da alavanca de freio e acelerador (adaptação), dando segurança e conforto para quem dirige. Os comandos de painel e controles são próximos e bastante ao alcance do volante, portanto, perto das mãos do motorista. O que facilita na condução do carro.

Um detalhe que ajuda também no dia-a-dia para as PcD no 308, é o sistema de sensor crepuscular, que acende sozinho os faróis quando o ambiente externo escurece. O limpador de para-brisa também tem sensor de chuva, acionando a palhetas automaticamente. Isso ajuda muito, apesar de que os comandos de luzes e do limpador do para brisas nas alavancas junto ao volante, bem como o controle do rádio/CD e do piloto automático também ali posicionados, e os botões do painel de instrumentos, tem fácil acesso.

 

Dirigibilidade, visibilidade, conforto e desempenho

 Os bancos dianteiros encaixam o tronco do motorista, são firmes a as regulagens permitem conforto para qualquer tipo de estatura e peso do condutor. O 308 é bastante confortável e tem bom espaço interno para o motorista e passageiro da frente. O que não dá para dizer o mesmo em relação a quem vai no banco de traz. Dependendo do tamanho dos ocupantes do carro, quem vai atrás viaja bem apertado. Apesar de silencioso na maior parte do tempo, quando encontra buracos a suspensão do modelo não absorve o impacto com suavidade. Nas curvas, o 308 é bastante estável e seguro. Sua direção leve e de sistema eletro-hidráulico, ajudam nas manobras na cidade e proporciona segurança na estrada. A alavanca de câmbio (automático) é bem localizada e de fácil manejo e acionamento. E as trocas de marcha são suaves, praticamente imperceptíveis aos ocupantes do carro.

O motor 2.0 16V tem retomadas de velocidade e aceleração eficientes. Basta cutucar o acelerador e ele reage prontamente. Nas retomadas de velocidade é eficiente e possibilita ultrapassagens seguras. O problema é o consumo de combustível. O 308 é potente e rápido, porém, beberrão. Principalmente usando o Etanol como combustível. O ideal é usar sempre que possível, a gasolina para sentir menos o consumo.

Um ponto que chama a atenção é a altura do carro. A frente quase sempre raspa embaixo, independentemente da inclinação da rampa que pega pela frente.

No quesito visibilidade, não tem para ninguém… ela é ótima em todos os lados, e de todas as formas, inclusive olhando para cima, com o teto solar panorâmico, que oferece uma sensação de liberdade e um visual incrível para os ocupantes do 308.

 

Porta-malas

 Como todo hatch, o Peugeot 308 não tem um grande porta-malas, mas até que acomoda bem uma cadeira de rodas desmontada em seus 430 litros de capacidade. Como a maioria das cadeiras de rodas em uso hoje em dia, são desmontáveis, dobráveis e permitem que sejam retiradas as suas rodas num simples toque de botão (sistema quick), tudo se encaixa com um pouco de “jeitinho”. Rodas e corpo da cadeira ocupam quase todo o espaço do porta-malas, mas vão bem acomodadas. Dá até para caber umas malas ou compras. Já uma cadeira monobloco, terá um pouco mais de dificuldade, tendo  parte dela certamente que ser acomodada no banco traseiro.

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