Teste do Pezinho Ampliado para salvar vidas de bebês vem com campanha em junho !

Ontem dia 6 foi comemorado o dia do teste do pezinho. Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do Teste do Pezinho, especialmente o Teste do Pezinho Ampliado, o Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, lançou a 6ª edição da Campanha Junho Lilás, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert).

O lançamento ocorreu em 1º de junho, por meio de um vídeo produzido pela médica pediatra, doutora Ana Escobar, embaixadora da campanha, nas redes sociais oficiais do IJC, além de um boletim com conteúdo sobre o Teste do Pezinho.

Na maior parte do país, o Teste do Pezinho oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de seis doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência biotinidase). Já o teste ampliado pode detectar 50 doenças*. Na capital paulista, os bebês nascidos na rede pública já têm acesso ao Teste do Pezinho Ampliado.


AAAC (Aminoacidopatias e Distúrbios do Ciclo da Uréia / Distúrbios Ácidos Orgânicos / Distúrbios de Oxidação dos Ácidos Graxos) – Perfil TANDEM MS / MS que inclui a detecção de 38 doenças

  • Galactosemia

  • Leucinose

  • Deficiência de G6PD

  • Toxoplasmose Congênita

  • Imunodeficiência Combinada Grave e Agamaglobulinemia (SCID E AGAMA)