TMB Platinum – Campeonato Brasileiro acaba com jejum de atletas que há um ano não disputavam torneios nacionais

Lucas Carvalhal, atleta da APMDFESP, foi o campeão da classe 5. Foto: Daniel Zappe.

O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro começou neste domingo (6), acabando com o jejum de competições oficiais nacionais. A última vez que a comunidade do tênis de mesa brasileiro havia se reunido para medir forças foi exatamente há um ano, em dezembro de 2019, no Brasileiro, em São Paulo (SP). Os torneios das diversas classes paralímpicas foram o destaque deste primeiro, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ).

E o que mais se viu no local foi a preocupação em evitar aglomerações e qualquer possibilidade de contágio da Covid-19. Árbitros de luvas, higienizando bolinhas e mesas a todo o momento, álcool gel em todos os cantos da Arena, avisos a todo o momento no alto falante. Pelo menos no primeiro dia, atletas e técnicos cumpriram as determinações e elogiaram o cuidado.

“Era um desafio muito grande para a Confederação. Se eu fosse dirigente, talvez não ia me expor. Mas, o que vimos aqui foi um ambiente muito seguro”, disse Israel Stroh, que também participou de uma retomada no meio do ano, com os treinos no Centro Paralímpico Brasileiro.

Nas mesas, o número reduzido de atletas – havia limitação de inscritos, para proporcionar maior distanciamento, e muitos preferiram não disputar neste momento – acabou facilitando a vida de alguns mais experientes. Stroh, por exemplo, faturou o título da classe 7, sem perder nenhuma parcial durante o torneio.

Entre os cadeirantes, destaque para Lucas Carvalhal. Com apenas 14 anos e apontado como uma das principais promessas do tênis de mesa, venceu na classe 5. O jovem atleta acredita que seu jogo evoluiu nos últimos meses, mesmo após a parada em razão da pandemia. Ele é atleta da APMDFESP – Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo.

“No ano passado, tinha muito medo, para falar a verdade. Hoje, estou muito mais tranquilo. Tenho que continuar treinando firme. Durante a pandemia, fiquei em casa estudando e vi muitos jogos internacionais. Tive muito tempo para analisar adversários”, explicou o garoto.

Veja a lista dos campeões no primeiro dia do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro:

  • Classe 1 Masculino – José Gomes (Ass.Mais Acessível-MG)
  • Classe 3 Masculino – Gabriel Assumpção (Madureira E.C.-RJ)
  • Classe 4 Masculino – Ivanildo Freitas (APMDFESP-SP)
  • Classe 5 Masculino – Lucas Carvalhal (APMDFESP-SP)
  • Classe 6 Masculino – Felipe Oliveira (Clube Inclusivo-SP)
  • Classe 7 Feminino – Andréa Costa (Ass.M.Nogueira de TM-DF)
  • Classe 7 Masculino – Israel Stroh (A.B.A Hebraica- SP)
  • Classe 8 Feminino – Sophia Kelmer (Fluminense F.C.-RJ)
  • Classe 8 Masculino – Francisco Wellington (AABB Fortaleza-CE)
  • Classe 10 Masculino – Lucas Carvalho (A.A.Unicap-PE)
  • Seleções Estaduais – Classe 9 Masculino – Ceará
  • Seleções Estaduais – Classe 10 Masculino – Pernambuco
Font Resize