Tocha paralímpica de Tóquio 2020 inicia percurso de 13 dias de tour pelo Japão

tocha

O revezamento da tocha paralímpica de Tóquio 2020 começa nesta quinta-feira. Serão 13 dias de tour pelo Japão até o início dos Jogos, em 24 de agosto. A chama também passará por Stoke Mandeville, no Reino Unido, considerada o berço do Movimento Paralímpico.

Os primeiros cinco dias serão marcados por eventos de acendimento das chamas em 43 prefeituras do Japão, que durarão até 16 de agosto.

As celebrações serão realizadas em cada uma das prefeituras anfitriãs de Shizuoka, Chiba, Saitama e Tóquio nos quatro dias seguintes, antes que as chamas de todas as 47 prefeituras sejam reunidas para criar uma única Chama Paralímpica na sexta-feira, 20 de agosto. Este encontro será realizado no Palácio Akasaka, e nos quatro dias seguintes o revezamento percorrerá todos os 62 distritos da capital japonesa.

No último dia, a chama viajará por Chuo City, Minato City e Hibuya antes de chegar ao Estádio Olímpico para a Cerimônia de Abertura.

A tocha paralímpica é inspirada na sakura, a flor de cerejeira tradicional do Japão. Ela pesa 1,2 kg e é feita com aproximadamente 30% de alumínio reciclado usado na construção de habitações pré-fabricadas após o Grande Terremoto e o Tsunami do Leste do Japão em 2011.

O trajeto do revezamento da tocha paralímpica foi reduzido devido às restrições impostas pela Covid-19 no Japão. Segundo o jornal Kyodo News, não estão previstos percursos em vias públicas. Essa medida também estava em vigor para o revezamento da tocha olímpica em Tóquio, em julho.

Os organizadores dizem que o formato do evento continua sob revisão à luz dos possíveis desdobramentos da pandemia. Todos os participantes devem usar máscara. Os espectadores devem fazer o mesmo e permanecer em suas prefeituras para assistir ao revezamento da tocha.

Após o fim dos Jogos Olímpicos no domingo, 8 de agosto, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou detalhes do calendário de transição, com destaque para o revezamento da tocha paralímpica.

Fonte: https://ge.globo.com/