Toyota européia apoia start-ups dedicadas à mobilidade de pessoas com deficiência

Com o objetivo de encontrar soluções inovadoras no ecossistema de startups na área de mobilidade inclusiva, a Toyota Motor Europe (TME) fez uma parceria com o ISDI Accelerator.  Isto no âmbito do concurso Toyota Startup Awards que gerou quase 200 inscrições de mais de 45 países.

Agora, cinco startup disruptivas foram premiadas com um convite para o primeiro programa Toyota Startup Accelerator.

Prosfit (Bulgaria), Seamless Vision (Israel), SociAbility (UK), Wheeliz (France) e ABLE Human Motion (Espanha-Barcelona) participam no programa de mentoria “deslocalizado” liderado pela ISDI Accelerator.

Estas cinco start-ups estão envolvidas em projetos que recorrem à tecnologia para criar soluções de grande alcance social a favor da melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência.

ProsFit desenvolveu e comercializou uma solução para fornecer próteses acessíveis e confortáveis para milhões de pessoas com mobilidade dificultada. Isso permite a prestação de serviços de alta qualidade e de reabilitação em áreas remotas de países com baixos rendimentos.

Seamless Vision está a trabalhar num robot que ajuda as pessoas com deficiência visual a navegar autonomamente nas áreas urbanas. O robot orienta os utilizadores na cidade, ajuda-os a explorar novos lugares e trá-los de volta para casa com segurança. A tecnologia combina vários sistemas sensoriais com módulos de aprendizagem profundo que constroem uma percepção humana do ambiente ao redor para permitir uma navegação autónoma urbana completa.

SociAbility permite que as pessoas com deficiência explorem as suas comunidades com confiança, facilidade e tranquilidade, reunindo e partilhando informações detalhadas, confiáveis e precisas de acessibilidade para estabelecimentos de hotelaria e de comércio.


Wheeliz
 é o primeiro site dedicado ao aluguer de veículos acessíveis a cadeiras de rodas. O Wheeliz permite que utilizadores de cadeiras de rodas aluguem um automóvel diretamente a qualquer proprietário de veículos preparados para cadeiras de rodas.


ABLE Human Motion apresenta-se como o primeiro exoesqueleto leve, fácil de usar e acessível que restaura a capacidade de andar a pessoas com paralisia dos membros inferiores.

O programa Toyota Startup Accelerator irá oferecer a estas empresas com tecnologias promissoras em início de atividade, um programa de aceleração de quatro meses. As startup serão alocadas a mentores experientes escolhidos especificamente para atender às suas necessidades, que os irão guiar durante todo o programa e apoiá-los no desenvolvimento das suas ideias. Além disso, as equipas terão acesso à rede da ISDI e da Toyota Motor Europe.

A jornada começa com uma sessão de treino (“bootcamp”) que envolve apresentadores globais que irão partilhar os seus conhecimentos e dar dicas para ajudar as startups com suas necessidades de negócio.

O “bootcamp” abrange uma ampla gama de tópicos, como Cultura e Talento, Marketing, Investimento, Negócios e apoio Jurídico, Vendas, Produto, Inovação, Internacionalização e Agilidade.

Este treino de quatro meses será concluído com um Dia de Demonstração final, onde as startup terão a oportunidade de mostrar seus produtos e ideias, e tendo em vista uma possível futura colaboração com a TME. Para mais informação consulte: Toyota Startup Accelerator

Texto retirado de: https://www.wattson.pt/