Ubook oferece documentário gratuito sobre Autismo no Dia Mundial de Conscientização do transtorno

Com o intuito de relembrar a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, marcado para 2 de abril, a Ubook, a maior plataforma de audiotainment da América Latina, liberou gratuitamente o documentário “Labirintos do Autismo”. A produção em áudio ficará gratuita durante todo o mês, de 1 a 30 de abril. Disponível no https://www.ubook.com/audiobook/1088673/labirintos-do-autismo nos idiomas português (Brasil), português (Portugal) e espanhol.

Com 36 minutos de duração, o documentário acompanha pela perspectiva do pai de Alice a trajetória para compreender o diagnóstico do autismo na filha e a batalha no sistema de saúde para oferecer uma condição digna de vida. Apesar do laudo, Alice não conseguiu passar na perícia para obter um tratamento adequado e, mais uma vez, seus pais se sentiram vencidos pelo sistema. O departamento de educação afirma que, desde janeiro de 2018, existem 1.276.215 crianças no Reino Unido que podem ser descritas da mesma forma que Alice. Os números estão aumentando desde 2017 e estima-se que a quantidade de crianças seja maior que o número calculado.

A produção narra uma batalha judicial interminável para Alice conseguir os recursos que em teoria são direitos básicos, mas que a burocracia e a falta de cuidado do governo e das instituições legais muitas vezes impedem. Alice é uma personagem que pode representar a realidade de muitas outras crianças.