Um novo conceito de atendimento à pessoa com deficiência: o grande desafio do Instituto Gabi na comemoração dos 19 anos

No dia 23 de maio, o Instituto Gabi – organização que oferece atividades para crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência para inserção social efetiva  – celebra 19 anos de existência. Foi fundado em 2001 pelo casal Iracema e Francisco Sogari, quando sua primogênita Gabriele, então com seis anos de idade, foi vítima de um atropelamento e retornou a casa do Pai.

Este aniversário traz consigo a preocupação com relação ao futuro do Gabi e, acima de tudo, das pessoas com deficiência que ele atende. “Ao longo de 17 anos, tivemos um convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo que nos garantia a estrutura básica para o atendimento diário durante quatro horas”, explica Francisco Sogari, presidente do Instituto Gabi. “O Núcleo Conveniado era nossa espinha dorsal. Mas a parceria foi interrompida de forma unilateral e inoportuna. No momento mais difícil da história da humanidade, a Prefeitura deixou  60 famílias com pessoas com deficiência na incerteza. Vamos formatar um novo conceito de atendimento”.

O Instituto Gabi tem projetos em andamento no Espaço Multidisciplinar que aguardam a evolução da pandemia: o atendimento psicológico das famílias com pessoas com deficiência e da comunidade e os cursos livres (práticas integrativas como aromaterapia, cromoterapia, florais, meditação etc).

O gestor do Gabi ressalta que é possível contribuir com o trabalho, mesmo nesta hora de difícil sobrevivência para todos: “O governo estendeu o prazo da entrega  do Imposto de Renda para o final de junho e ainda dá tempo de colaborar”. Os interessados devem optar pela renúncia fiscal, direcionando a quantia a ser paga para beneficiar projetos tanto da Lei de Incentivo à Cultura como do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Instituto Gabi dará o suporte necessário.

A segunda modalidade de ajuda é por meio da página de doação, que é rápida e segura. Basta acessar www.institutogabi.apoiar.co.

Por fim, o Gabi mantém ainda o Bazar de Oportunidades – que reúne produtos de qualidade a preços especiais – e também vende produtos em canais de e-commerce como OLX e Mercado Livre, entre outros.

Interessados em conhecer e acompanhar o trabalho podem fazê-lo pelos seguintes canais de comunicação: www.institutogabi.org.br, @institutogabi (Facebook) ou @institutogabioficial (Instagram).

Sobre o Instituto Gabi

O Instituto Gabi atendeu, ao longo de quase duas décadas, centenas de famílias. É reconhecido pelo trabalho de inclusão de pessoas com deficiência durante duas décadas. Contribui para a construção de políticas públicas, serve de fonte de informação para a imprensa e é objeto de estudo para diferentes níveis acadêmicos.

A trajetória foi marcada por muito trabalho e doação – sempre contando com o apoio de voluntários. “O que nos orgulha é saber que chegamos à maioridade com um projeto sólido e de qualidade, reconhecido por mais de 1300 famílias que passaram pelo Gabi”, diz Francisco Sogari.

O Instituto Gabi vem ganhando, cada vez mais, o reconhecimento da sociedade. Ganhou o Prêmio Relevância Social da Câmara dos Deputados e o Prêmio Melhores ONGs do Brasil 2019. Também em 2019, seu fundador, Francisco Sogari, recebeu o título ‘Cidadão Paulistano’, conferido pela Câmara Municipal de São Paulo.