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Uma vida dedicada ao segmento !

Por: admin

A Ortopedia Monumento – hoje Casa Ortopédica – é uma empresa que surgiu em 1983, quando Sr. Osvaldo Silva, sapateiro ortopédico, iniciou com uma oficina de calçados especiais. Ele liderou o negócio da família até 1996, quando sua esposa Maria Reis Santos, podóloga, assumiu as atividades da empresa seguindo assim até 2001, momento em que seu filho, Luciano Santos, junto de sua esposa Fernanda, a nova geração, assumiram a empresa e iniciaram uma nova etapa no negócio. A Sra. Maria continua no negócio até hoje e colabora na gestão. O trabalho deles foi inovador para o setor e converteu uma loja convencional de materiais ortopédicos em uma empresa com presença nacional e até internacional, um dos maiores varejistas do setor no Brasil e parceiro estratégico no mercado. A atuação da Monumento engloba as maiores indústrias da área além de empresas grandes, médias e pequenas, uma rede que chega até os pequenos empreendedores, pequenos lojistas, reparadores de cadeiras de rodas, entre outros.

O começo dessa mudança se delineou em 2004 com a introdução das cadeiras de rodas motorizadas na linha de produtos e o início das vendas pela Internet. Na época era uma novidade e a ferramenta permitiu melhor suporte a profissionais e clientes, pagamento parcelado dos produtos e agilidade nas entregas. Isso tornou mais fácil a vida dos compradores, principalmente os de localidades distantes. Com a nova tecnologia o negócio se ampliou e a empresa se converteu em uma distribuidora. Chamou atenção na época o portfólio de produtos e capacidade de interagir com o cliente de forma precisa, vendendo o que ele necessita, do jeito que ele quer. Desde lá já fazem 15 anos no comércio eletrônico, mantendo também o varejo de rua.

Esse novo formato de trabalho ensinou algumas coisas importantes. Quem não inova, desaparece, pois é necessário estar atento ao comprador atualizando as ofertas, pois novas necessidades surgem a todo momento. Outra lição foi que a gestão do negócio exige melhorias permanentes e rápidas em tudo: custos, logística, relação com fornecedores, marketing e tecnologia.  “Até hoje mantemos essa conduta de estarmos sempre tentando nos atualizar com as novas tendências do mercado, seja em produtos ou novas possibilidades de ferramentas de vendas”, explica Luciano. O reconhecimento veio do mercado comprador e dos fornecedores. “Hoje somos um dos líderes de vendas nacionais em cadeiras de rodas motorizadas e manuais, inclusive esse é um reconhecimento do mercado. Nosso site é um dos maiores em volume de acessos do Brasil, onde atendemos clientes em todo território nacional e países da América do Sul”, comemora.

O ano de 2019 representou um grande desafio. “Somos parte da engrenagem desse país e tivemos um ano muito mais desafiador que outros, com queda no fornecimento governamental devido questões políticas e fiscais, assim como maior retração no poder de compra pela sociedade”, avalia Luciano. A resposta foi seguir adiante, ou seja, fazer mais para alcançar o cliente. Houve a volta às feiras do segmento, como a Reatech (São Paulo) e a PcD (Rio de Janeiro), e a criação e fortalecimento de canais em mídias sociais, que se tornaram pontos de convergência de conteúdo, pessoas e vendas. A Revista Reação foi parceira importante nessa etapa cita Luciano: “abraçamos esse novo formato de interação de mídia, com o nosso parceiro Revista Reação. Ampliamos nossos canais de venda também para o Marketplace (os mega shoppings virtuais), imaginando que o mesmo vai ter um espaço futuro significativo”. Luciano também esclarece que foi necessário reforçar as parcerias com clientes, lojistas e fornecedores, otimizando participação em licitações, criando estratégias para grandes compradores, inovando nas campanhas de marketing e compartilhando estoques e fretes, ações que melhoraram os prazos de entrega ao cliente, racionalizando custos e aumentando a eficiência operacional e financeira do sistema. Segundo ele, os destaques nas marcas parceiras foram vários, todos se esforçaram muito, mas vale citar as cadeiras de rodas Ortomobil, uma opção de custo x benefício com resistência de materiais muito interessante e para as entidades um “sonho de consumo”. Os grandes do setor também inovaram. A Ortobras, maior parceiro da empresa, depois dos ajustes nos últimos anos mostrou uma nova capacidade e desenvolvimento muito inteligente e agressivo em busca de mercados de baixo custo atuando também, pela outra ponta, com produtos mais qualificados e customizados. Outro parceiro importante, a Freedom, por atuar em produtos motorizados com grande índice de nacionalização de peças, foi muito eficiente e aproveitou bem e em favor de todos as questões cambiais que atingiram a área. Outras marcas como a Comfort Praxis e a Smart atuaram como grandes atualizadores das tendências que o mercado mundial lança, mas agindo dentro da realidade econômica e cultural do Brasil.

Para Luciano ainda é precoce traçar estratégias imediatas para 2020. No entanto, como sempre fizeram desde o início, o pensamento da empresa é sempre procurar olhar adiante e antecipar ações, aproveitando novas tecnologias e mantendo soluções que se provaram eficientes, como o estoque elevado, que no segmento PcD especificamente é uma estratégia que funciona bem, mesmo parecendo arriscada, dada a necessidade imediata e repentina da maioria das compras. “Assim como um dia nos disseram ser uma loucura trabalharmos com grandes estoques, hoje temos mais de duas mil unidades em pronta entrega e isso nos faz referência em um mercado muito competitivo e nos dá uma vantagem absurda para atender um país com tantas questões logísticas problemáticas”, argumenta Luciano. A empresa planeja estar mais presente no ambiente virtual, que é onde as compras estão se concentrando e manter a linha atualizada com custos otimizados para estar pronto a atender cada cliente do Brasil, e até de fora do país, com rapidez, qualidade e preço competitivo.

A empresa e ter “mais o que embarcar” – PREÇO, PRODUTO E ENTREGA RÁPIDA – o canal será a internet, que cresceu muito. Para se ter uma ideia da diferença, a loja física da empresa no Bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP, representa hoje apenas 18 % das vendas da empresa. “Temos um Brasil muito grande para atender”, informa o empresário. “Ao longo do tempo conseguimos uma integração muito grande e parcerias até então nunca consolidadas nesse mercado, desde indicação de clientes até grandes campanhas promocionais as quais causaram impacto em todo mercado nacional”, completa.

Luciano, Fernanda, Maria e todos da Casa Ortopédica – Ortopedia Monumento agradecem pelo reconhecimento de todos e chamam o público para conhecerem o site e a loja física. “Todos sabem do carinho e respeito que se criou entre nós, clientes e parceiros e os caminhos mostram que a concorrência existe, mas é muito mais fácil vencer quando se trabalha com respeito a quem tem sua vida confiada a uma cadeira de rodas de nossa venda”, conclui.

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