Unidos pela Inclusão – Um convite para reflexão sobre o papel da sociedade no apoio ao Terceiro Setor

Os desafios para quem trabalha com causas sociais são inúmeros e não precisamos elencá-los aqui. Nosso objetivo, com o presente artigo, é ressaltar a importância da união de esforços em prol das mudanças sociais necessárias para uma sociedade mais justa, inclusiva e baseada nos princípios da equidade.

Quatro organizações não governamentais com a missão de promover a inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem deficiência, e em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, se uniram para convidar a sociedade a debater a responsabilidade social e o papel de cada um de nós para promover a redução das desigualdades.

Algumas reuniões, visitas institucionais e uma rica troca de experiências foram suficientes para que percebêssemos o quanto podemos nos apoiar enquanto organizações do Terceiro Setor, fortalecendo a nossa causa e promovendo ações com potencial de agregar o nosso público alvo, outras instituições, o poder público, doadores e apoiadores da causa e, por que não, a sociedade como um todo.

Se chegamos até aqui, cada instituição com seu histórico de crescimento e impacto social, foi porque durante a trajetória contamos com pessoas que apoiaram a nossa causa, acreditaram no nosso trabalho e, sobretudo, no potencial transformador das organizações do Terceiro Setor. São pessoas com este olhar coletivo e com atitudes concretas que podem mudar a realidade de exclusão social instalada sem a lente da invisibilidade. Um movimento coletivo é necessário para a inclusão.

O futuro plural que buscamos será fruto do envolvimento de todos. E é diante desta convicção que convidamos a sociedade para participar, virtualmente, da nossa Live – Terceiro Setor: Unidos pela Inclusão, o bate papo virtual que faremos no dia 19/10/2021 de 19:30 às 20:30.

Estaremos juntos, compartilhando sobre a importância de unirmos esforços para seguirmos proporcionando às nossas crianças, jovens, adultos e idosos o que temos de melhor, seja em termos de assistência, capacitação, oportunidades e, principalmente, a promoção da inclusão social. Não podemos deixar ninguém para trás.

Trabalhamos incansavelmente com a certeza de que é possível vivermos numa sociedade mais justa, humana e inclusiva.

Junte-se a nós neste movimento!

SERVIÇOS

DATA: 19/10/2021

HORÁRIO: 19h30 às 20h30

ACESSO PELOS NOSSOS CANAIS –

www.youtube.com/c/InstitutoManoDown

SOBRE O INSTITUTO MANO DOWN

Com o propósito de trocar a palavra exclusão por OPORTUNIDADES, o Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia das pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais.

Idealizado e criado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Down e de criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades. A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

Hoje são mais de 400 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

Realizado na Casa Modelo, localizada no bairro Alto Barroca, região Oeste de Belo Horizonte (MG), o trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com deficiência – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e envelhecimento saudável.

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br